01/08/2022 às 09h34min - Atualizada em 01/08/2022 às 09h34min
Hospital Ferreira Machado celebra 1 ano sem pacientes nos corredores
A instauração de protocolos de atendimento e internação reduziram a permanência dos pacientes no setor de Pronto Socorro para uma média de 24h até à devida avaliação e definição do tratamento
Neste domingo (31), o Hospital Ferreira Machado (HFM) comemora 1 ano sem pacientes nos seus corredores. O resultado positivo é fruto da implantação do novo modelo de atendimento, fluxo de internação e regulação de pacientes promovido pela gestão da unidade hospitalar. A instauração de protocolos de atendimento e internação reduziram a permanência dos pacientes no setor de Pronto Socorro para uma média de 24h até à devida avaliação e definição do tratamento.
As enfermarias do Pronto Socorro foram adequadas e transformadas em Centros de Observação de Curta Permanência, visando diagnóstico para cirurgia, alta, internação ou transferência, objetivando uma melhor dinâmica para movimentação de pacientes no HFM e maior comodidade para os internados.
O Presidente da Fundação Municipal de Saúde e Superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges, esclarece que esse sistema teve sucesso devido a união da Prefeitura com a direção do hospital e com os médicos, enfermeiros, administradores e das equipes de psicologia e serviço social do pronto socorro. “O Hospital Ferreira Machado tem a honra de anunciar a realização de um sonho, que se tornou uma obsessão após o início do governo Wladimir Garotinho, que era o término de modo definitivo de pacientes no corredor do hospital. Através de análises dos fluxos e correção dos gargalos que impediam a alocação dos pacientes em local adequado, contamos com o auxílio de todos os funcionários do HFM que compraram a ideia e se tornaram a mola propulsora da implantação dessas ações. Agradecemos ao Prefeito Wladimir que acreditou na Gestão e disponibilizou todos os meios para isso. Temos eterna gratidão com todo o corpo de funcionários do HFM, que se comportaram como uma família e lutaram diariamente para que um sonho sempre distante, se tornasse realidade” informou.
Superintendente de Gestão e Planejamento da Fundação Municipal de Saúde e Diretor Administrativo do HFM, Gilberto Nunes comunicou que a missão é transformar o HFM no melhor hospital da região Norte e Noroeste. “Estamos felizes de ter conseguido atingir esse grande objetivo. Completamos 1 ano sem pacientes nos corredores, um marco na história de Campos. Quero agradecer e exaltar toda a equipe de funcionários do hospital pela cooperação, participação e empenho de todos, porque se não fosse eles, não teríamos realizado esse feito. A partir dessa primeira etapa, que foi a implementação de um novo fluxo no pronto socorro, conseguimos abrir novos caminhos e realizar novas obras, para tornar o hospital um ambiente mais confortável e adequado, otimizando constantemente os fluxos de atendimentos. Não vamos parar até cumprimos a maior missão que é transformar o Hospital Ferreira Machado no melhor hospital de toda a região Norte e Noroeste Fluminense”, finalizou.
Um ambiente melhor – “Os pacientes não ficam mais em corredores vendo outros pacientes machucados passando, isso melhorou bastante o atendimento no pronto socorro”, relatou o Osvaldo Pinto, que está acompanhando a filha no repouso do politrauma.
O médico Marcos Vale, cirurgião do pronto-socorro e urologista atuando desde 1989 no HFM, parabeniza a gestão do hospital. “Antigamente tínhamos um corredor lotado, a logística era comprometida, os pacientes não tinham dignidade e com a atual gestão não temos esse problema, conseguiram dá uma cara nova para a unidade. O Diretor do hospital, Arthur Borges, o Prefeito, Wladimir Garotinho e o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, estão de parabéns por contribuírem com essa transformação no corredor do Ferreira Machado. Eu estou contente e muito grato de trabalhar nessa atual gestão, tenho certeza que daqui pra frente, o hospital vai continuar melhorando”, comentou.
Atuando como enfermeira do Pronto Socorro há 20 anos, Rubia Helena Fonseca de Faria esclarece que o novo sistema, fez a saúde de Campos melhor. “Essa conquista é muito grande, para quem trabalha aqui dentro há tantos anos como eu, já passou por diversas situações difíceis e hoje vivemos uma realidade completamente diferente. Tivemos uma ampliação de leitos, reformas e novos mobiliários, tudo isso foi ajudando a reestruturar o hospital e consequentemente o pronto socorro, visto que somos uma porta de entrada e referência em traumatologia e neurocirurgia para vários outros municípios. Esse sistema foi a custo de muito trabalho, muito esforço, muita conscientização e orientação. O Pronto Socorro do HFM hoje é uma outra realidade. Temos a certeza que a Saúde de Campos ganhou, os pacientes ganharam e nós temos uma imensa gratidão por participar de tudo isso”, destacou.
Para o técnico de enfermagem que também atua no pronto socorro, Lucas Menezes, o HFM vem passando por uma série de melhorias. “Esse sistema é resultado da nova gestão que funcionou muito, pelo fato dos profissionais terem um espaço maior para andar, para locomover os pacientes nas macas, fazer a transferência, sem ter aquele incômodo de um corredor lotado. Temos muito que agradecer sobre esse novo modelo de atendimento e também sobre as obras de manutenção do pronto socorro, a chegada de novos mobiliários e equipamentos para o hospital. É muito gratificante como profissional de enfermagem poder trabalhar em um ambiente assim,” frisou.