Para abrir a Campanha "Agosto Lilás", de prevenção e combate à violência contra as mulheres, a Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, em parceria com o Governo do Estado, estarão ofertando vários serviços na próxima terça-feira (02), das 9h às 15h, na Praça das Quatro Jornadas. A ação “Em briga de marido e mulher, tem que meter a colher, sim” terá a participação do Ônibus Lilás, equipamento móvel que oferece vários atendimentos às mulheres, como atendimento psicossocial, orientação jurídica e concessão de gratuidade para a emissão de documentos e atendimento psicossocial.
Entre os serviços oferecidos na ação estão oficinas de beleza, design de sobrancelhas, trancistas, unhas; aferição de pressão e teste de glicemia; agendamentos para exames preventivos, mamografia, ultrassonografia transvaginal e de mamas; além de procedimentos para planejamento familiar. “Também vamos ter cadastro de currículo, pintura facial para as crianças e arteterapia e, ainda, isenção para emissão de segunda via de certidão de nascimento e de casamento, averbação de atestado de óbito e habilitação para casamento”, informa a subsecretária Josiane Viana.
“Além do Ônibus Lilás, que é um importante equipamento que está sempre agregando em todo trabalho que estamos desenvolvendo em Campos, desde o ano passado, em favor das mulheres, também teremos a presença da unidade móvel do Hemocentro para as mulheres, que participarem, doarem sangue. Doar é um ato de amor ao próximo”, acrescenta Josiane.
O governo do prefeito Wladimir Garotinho vem dando atenção especial à política de assistência às mulheres. No ano passado, criou a Subsecretaria de Políticas para Mulheres e, em setembro de 2021, o CEAM Mercedes Baptista. “A partir daí, estamos desenvolvendo várias ações de enfrentamento à violência contra a mulher e empoderamento e autoestima para que elas sejam preparadas e inseridas no mercado de trabalho. Passamos a marcar o Dia Laranja no dia 25 de cada mês e também conquistamos, junto ao Governo do Estado, um núcleo do Programa Empoderadas. Já tivemos conquistas importantes”, finaliza a subsecretária.