30/07/2022 às 10h14min - Atualizada em 30/07/2022 às 10h14min
Vacinação em Campos: Saúde amplia 4ª dose para quem tem 18 anos ou mais
Para quem vai receber a segunda dose das vacinas Pfizer e CoronaVac as datas foram atualizadas. Já a aplicação da AstraZeneca está temporariamente suspensa
A Secretaria Municipal de Saúde ampliou mais uma vez o calendário de vacinação contra a Covid-19. A partir de segunda-feira (1º) todas as pessoas com 18 anos ou mais poderão receber a segunda dose de reforço, também chamada de 4ª dose. O intervalo é de quatro meses ou mais da aplicação da primeira dose de reforço (3ª dose). Para quem vai receber a segunda dose das vacinas Pfizer e CoronaVac as datas foram atualizadas. Já a aplicação da AstraZeneca está temporariamente suspensa.
Para ser vacinado, basta o interessado comparecer a um dos 15 postos distribuídos pelo município das 9h às 22h. O atendimento é através de senha. Profissionais de saúde com 18 anos ou mais também continuam sendo vacinados, assim como as pessoas imunocomprometidas acima de 18 anos, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional). O intervalo também é de quatro meses.
São consideradas imunossupressão aptas para receber a 4ª dose: imunodeficiências primárias graves; pacientes em hemodiálise; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de célula tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIUDS; em uso de corticoides em doses menor 20mg/doía de prednisona ou equivalente por menos de 14 dias; uso de drogas modificadas da resposta imune e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas e auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
No município, também é aplicado o primeiro reforço (3ª dose) para quem tem 12 anos ou mais, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto), desde que tenham tomado a segunda dose há quatro meses. No caso dos adolescentes (12 a 17 anos), o imunizante usado será Pfizer ou CoronaVac. Os maiores de 18 anos, com exceção de gestantes e puérperas, podem usar a Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca ou Janssen como dose de reforço, independente do imunizante usado no esquema primário.
Os adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos com o esquema primário de duas doses completo também podem receber a dose adicional (3ª dose), desde que respeitado o intervalo de dois meses. Para receber a vacina é preciso laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
Também será aplicada a segunda dose CoronaVac é para quem recebeu a 1ª dose até 11 de julho. A segunda dose da Pfizer é para quem tomou a 1ª até o dia 04 de junho. Os adolescentes, de 12 a 17 anos que receberam a Pfizer, devem respeitar o intervalo de 2 meses. Pessoas com idade igual ou superior a 12 anos também podem receber a primeira dose se assim desejarem.
Reforço para quem recebeu Janssen—As pessoas com idade entre 18 e 39 anos de idade que receberam a dose única da Janssen devem completar o esquema vacinal com três doses. O primeiro reforço, que deve ser feito com o mesmo imunizante e com intervalo de dois meses ou mais em relação à dose inicial. Já o segundo reforço, cuja recomendação do Ministério da Saúde é que seja feito com as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, devem respeitar intervalo de quatro meses.
Pessoas com 40 anos ou mais que precisam tomar quatro doses, ou seja, a dose única, um primeiro reforço dois meses depois da primeira dose, o segundo reforço (3ª dose) e o terceiro reforço (4ª dose) com quatro meses entre cada dose. Nesse caso, também são usados imunizantes da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.
Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac. As pessoas que tomaram a dose única da Janssen e fizeram o primeiro reforço com outro imunizante também precisam dar sequência à imunização, respeitando o intervalo de quatro meses.
Para quem vai tomar a primeira dose deve apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência. No caso de gestantes, também o cartão pré-natal e declaração médica. Já para receber a segunda, terceira ou quarta dose, precisa ainda da caderneta ou cartão de vacina contra a Covid-19. Já os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria.
POSTO EXCLUSIVO PARA APLICADA DA 1ª A 4ª DOSE PARA IDOSOS 60 MAIS – 9h às 15h AUTOMÓVEL CLUBE
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac e Pfizer) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN– 9H ÀS 15H CAMPOS SHOPPING CLUBE DA TERCEIRA IDADE DRIVE-THRU DA UENF FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB) QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA UBS DE TOCOS UBSF DORES DE MACABU UBSF LAGAMAR/FAROL DE SÃO TOMÉ (13h às 15h) VILA OLÍMPICA DO JARDIM CARIOCA
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 2ª DOSE (CoronaVac) e 1º REFORÇO DA JANSSEN – 9H às 16H SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac e Pfizer) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN -16H ÀS 22H UPH SALDANHA MARINHO UPH FAROL DE SÃO TOMÉ
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac e Pfizer) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN – 18H ÀS 22H UPH URURAÍ UPH TRAVESSÃO