O compromisso e a transparência da gestão do prefeito Wladimir Garotinho e de seu vice-prefeito Frederico Paes foram mais uma vez reconhecidos pelo Ministério da Saúde (MS), que autorizou o credenciamento de 25 novas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para atuarem no município. Atualmente, Campos conta com 26 equipes e, com esse incremento, passará a contar com 51.
A autorização ministerial, que foi oficializada por meio da Portaria GAB/SAPS Nº 45, de 27 de julho de 2022 e publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União, é considerada uma grande vitória para o município, que terá essas equipes atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Com isso, nós iremos aumentar a oferta da assistência primária à saúde para a população, principalmente em áreas que anteriormente não eram cobertas pela Estratégia Saúde da Família. Também vamos poder levar uma assistência à saúde de melhor qualidade para uma maior quantidade de pessoas”, explicou o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Supbav), Rodrigo Carneiro.
Ainda segundo o subsecretário, o Ministério da Saúde acatou integralmente a solicitação do município de Campos. As equipes serão compostas por médico da família, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e agente comunitário de saúde. Todos trabalhando de forma integral para fornecer saúde de qualidade a toda população.
“As 25 equipes solicitadas foram autorizadas e agora a gestão da Subsecretaria de Atenção Básica vai começar a trabalhar para a implementação, selecionando as áreas de maior carência para alocar essas equipes de forma que já comecem a atuar, fornecendo então uma saúde primária de maior qualidade para nossos munícipes”, completou Rodrigo.