Desenvolver o turismo de forma integrada entre os cinco municípios da Região da Costa Doce como vetor de desenvolvimento econômico e social. Este foi o teor do discurso do prefeito Wladimir Garotinho na abertura do Fórum Regional do Turismo da Região da Costa Doce, que acontece na Câmara de Vereadores de Campos, em parceria com o Governo do Estado.
O evento tem a participação do presidente da Câmara, Fábio Ribeiro; do secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves; do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Almeida; do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), André Português, que é prefeito de Miguel Pereira; da subsecretária de Turismo de Campos, Patrícia Cordeiro; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, Felipe Knust; da prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler; do secretário executivo do Cidennf, Vinícius Oliveira; e ainda vice-prefeitos e secretários de turismo e gestores dos municípios que integram a Região da Costa Doce.
Wladimir classificou como salutar a união de esforços entre as Prefeituras e o Governo do Estado para desenvolver o turismo de forma integrada. Ele agradeceu nominalmente a presença das autoridades do Estado e dos municípios Cardoso Moreira, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis que, além, de Campos, compõem a Região da Costa Doce.
“É com prazer que recebemos todas as autoridades aqui e quero dizer ao secretário, Sávio Neves, e ao presidente da Amaerj que Campos está preparada para receber investimentos em projetos capazes de gerar desenvolvimento por meio do turismo. Estamos prontos para receber e analisar Plano de Negócios e prestar apoio a empreendimentos turísticos, como a cessão de áreas. Agradeço ao governador Cláudio Castro por proporcionar a realização desse evento em Campos e tenho certeza que o trade turístico do Estado vão passar a olhar nossa região com outros olhos”, declarou convicto o prefeito Wladimir Garotinho.
Por sua vez, Patrícia Cordeiro ressaltou a “iniciativa do Governo do Estado que entendeu que uma andorinha só não faz verão, e, por isso, dividiu o Estado no plano turístico em 12 macrorregiões para que os municípios possam unir esforços e desenvolver o turismo como vetor de desenvolvimento da economia. Convidamos o prefeito André Português (de Miguel Pereira), que na condição de presidente da Amaerj, está revolucionando a forma de destravar o turismo no Brasil. Quando a gente escolhe o local para fazer turismo, a gente escolhe também como queremos ser recebidos. Por isso, estamos nos preparando para que possamos acolher bem os turistas, na infraestrutura e no acolhimento”, destacou Patrícia Cordeiro.