“Acho importante promover ações de grande porte como essas, que contribuem para mostrar o que há de bonito e de bom na nossa cidade, como o chuvisco, considerado patrimônio imaterial de Campos”, frisou a doceira Simone Gonçalves, que está expondo diversos doces no Fórum Regional do Turismo Fluminense - Região Costa Doce – nesta quinta-feira (28), no Jardim do Liceu.
Estão participando do Fórum os cinco municípios que fazem parte da Região Costa Doce: Campos, Cardoso Moreira, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
O espaço, em frente à Câmara dos Vereadores, reúne expositores integrados entre os municípios da Costa Doce, com grande variedade de produtos à venda, como doces, cachaças, artesanatos e muito mais. A artesã Delila de Moraes trabalha com confecções de guirlandas e arranjos florais. Ela agradeceu pelo apoio da Prefeitura ao evento. “Estou muito agradecida pelo espaço garantido no evento para divulgação do nosso trabalho e ajudar, ainda mais, na complementação da renda", destacou.
Para o artista Hugo Miranda, que faz parte do grupo cultural "Sonho, Amor e Fantasia", é muito importante realizar a apresentação no Fórum Regional de Turismo e trazer alegria ao público. “A nossa intenção aqui é justamente trazer alegria nesse momento pós pandemia e poder divertir as pessoas. O nosso setor cultural foi um dos mais afetados e, com isso, poder participar desse evento é muito bom", declarou.
Já Érica Martins, produtora de remédios fitoterápicos e moradora da comunidade Quilombola do Imbé, revela o quanto é importante ocupar espaços na sociedade. “O Fórum é uma forma de divulgar nosso trabalho, que muitas das vezes não têm o reconhecimento necessário. Então mostrar nossas produções é maravilhoso”, explicou.
Para fechar o evento com chave de ouro, às 18h, no Jardim do Liceu, acontecerá o tradicional “Samba na Praça”.