12/06/2019 às 10h35min - Atualizada em 12/06/2019 às 10h35min

Primeiro caso de H1N1 confirmado no município de São João da Barra-RJ

A paciente tem 52 anos e está internada na UTI

Secretaria de Saúde de São João da Barra
Reprodução
A Secretaria de Saúde de São João da Barra informa que a suspeita do vírus H1N1, em uma paciente, de 52 anos, que deu entrada na rede municipal no dia 28 de maio, foi confirmada após o resultado de exames laboratoriais, sendo o primeiro caso registrado no município.

Desde as primeiras 24 horas após a apresentação dos sintomas, foi seguido todo o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, com isolamento, fluxograma para a realização dos exames e remoção para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em uma unidade particular, custeada pela Prefeitura de São João da Barra, após recusa do Sistema Único de Saúde (SUS).

A paciente, portadora de doença crônica, que a coloca no grupo prioritário e dificulta seu quadro de saúde, não havia sido imunizada contra o H1N1. Seu quadro é estável, com possibilidade de deixar a UTI nos próximos dias. Toda assistência vem sendo prestada pela Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha os boletins oficiais e realizou profixalixia na família.

Em relação ao novo caso suspeito de H1N1, o paciente encontra-se na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, no seror de isolamento, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. O quadro é estável e a suspeita está se descaracterizando, podendo ser descartada após o resultado dos exames.

A Secretaria de Saúde alerta que a principal prevenção contra a doença é a vacina, disponível em 11 unidades de saúde em todo município. Seguindo determinação do Governo do Estado, serão imunizadas até o dia 15 de junho – ou até atingir a meta de 90% –, apenas pessoas que estão incluídas no grupo prioritário. 

Já com 88% do público-alvo imunizado, São João da Barra poderá, portanto, ter a vacinação antecipada para toda população assim que atingir a meta de 90%.
No caso de suspeita de meningite, o paciente foi transferido para o Hospital Ferreira Machado, que é referência na região, e exames estão sendo feitos para confirmar ou não a doença.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp