As 130 novas camas hospitalares que chegaram no Hospital Ferreira Machado (HFM) na quarta-feira da semana passada (20), já foram instaladas. Adquiridas por meio de investimentos da Prefeitura de Campos, os equipamentos têm como objetivo a manutenção e melhoria do atendimento, além de proporcionar qualidade de vida aos pacientes em tratamento e facilitar o trabalho dos médicos, enfermeiros, técnicos e acompanhantes.
As novas camas foram distribuídas para nove setores do hospital. O CTI (Centro de Tratamento Intensivo) recebeu 30 camas elétricas, renovando os leitos utilizados por pacientes adultos de alta complexidade. A clínica cirúrgica foi equipada com 30 unidades e a ortopédica recebeu 28, dez a mais que o setor de clínica médica, que foi contemplada com 18 camas. Setores de neurocirurgia e pediatria também receberam 8 e 2 unidades, respectivamente. Já o setor de doenças infecto-parasitárias (DIP) recebeu, no total, 14 unidades.
“A mudança no fluxo do atendimento foi o que deu início ao processo de reestruturação, conduzindo todo o HFM para um novo patamar de qualidade no atendimento que, agora, se consolida com a chegada do novo mobiliário e, na sequência, com a chegada dos novos equipamentos de diagnóstico e terapêutica”, informou o presidente da Fundação Municipal de Saúde e Superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges.
APROVAÇÃO
A Clínica Ortopédica foi o primeiro setor a receber as novas camas, como detalha a enfermeira Cláudia Sales. “Graças à terceira etapa do mutirão de Saúde, das 60 pessoas que se encontravam na unidade, apenas quatro ainda estão aqui aguardando pelo procedimento e todas elogiaram as novas camas. Fomos o primeiro setor a receber e a instalação foi realizada de forma rápida, não prejudicando os pacientes internados”, relatou.
Ainda de acordo com Cláudia, as camas foram aprovadas pelos pacientes e pela equipe médica. “Elas são ótimas, as camas velhas estavam enferrujadas e essas novas trouxeram mais segurança para o paciente e para a equipe médica, pois todas são articuladas com cabeceiras e grades nas laterais. Uma coisa que também estávamos com problema era com o suporte de soro e, com essas novas camas, não temos mais esse problema, porque o suporte já vem acoplado, o que vai facilitar bastante o nosso trabalho”, disse.
Internada na Clínica Ortopédica, Mariana Monteiro, de 23 anos, sofreu uma fratura no pé e expressa satisfação com a nova mobília. “Fiquei feliz com essa nova aquisição do hospital. A cama é confortável e me sinto mais segura nela”, disse.
“Os ajustes que a cama possui facilita o trabalho da equipe médica e também ajuda na movimentação, no conforto e na segurança do meu irmão”, relata Malena Rodrigues que está acompanhando o irmão na Clínica Médica.
AJUDA NO TRATAMENTO
Enfermeira no HFM desde 2015, Shirley Paranhos conta que as novas camas elétricas que foram para o CTI vão ajudar na mobilização dos pacientes. “As camas elétricas no CTI são fundamentais, pois ajudam bastante na mobilização do paciente. Com elas o tratamento e o cuidado ficam melhores, tanto para o paciente, quanto para a equipe médica. Foi muito boa a aquisição”, esclareceu.
Segundo o chefe do patrimônio da FMS, Eduardo Gonçalves, novos mobiliários devem chegar ao hospital durante o mês. “Mais camas, poltronas para os acompanhantes, cadeiras higiênicas devem chegar logo ao hospital. Estamos melhorando o atendimento e a infraestrutura para atender a todos da melhor forma”, frisou.