25/07/2022 às 12h24min - Atualizada em 25/07/2022 às 12h24min

Campos: Programa Saúde na Escola (PSE) realiza quase 2 mil atendimentos no semestre

O programa atua nas unidades escolares e conta com projetos variados, incluindo vacinação e testagem contra a Covid-19

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Este ano o Programa Saúde na Escola (PSE) esteve, mais uma vez, presente nas unidades escolares da rede municipal imunizando alunos e profissionais da Educação, levando os projetos desenvolvidos e colocando em dia o cartão vacinal. Nesse primeiro semestre, a Vacinação Itinerante contra Covid-19 foi realizada em 72 escolas, foram administradas 6.255 doses e imunizados 5.896 alunos e 359 profissionais.

Já a vacinação de rotina foi realizada em 27 escolas, sendo 1730 doses administradas e um total de 1.209 alunos e 23 profissionais vacinados. As doses administradas foram da Penta; Tríplice viral; HPV; ACWY; DTP; Dt; Varicela; VOP; Hepatite B; Febre Amarela e Influenza. O coordenador do PSE, João Paulo Oliveira diz que, ao longo dos anos, a Educação em Saúde tem se tornado cada vez mais importante e estratégica quando se fala em prevenção e promoção.

“A procura por mais saúde, qualidade de vida e longevidade depende também de uma boa Educação em Saúde. Quanto mais sabemos e somos educados sobre saúde, maiores condições teremos de nos cuidar de uma maneira mais adequada e efetiva. A Educação em Saúde assume um papel fundamental na nossa sociedade levando informação e conhecimento à população sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde, principalmente de maneira preventiva. Ao focarmos em informação e prevenção é possível evitar doenças, usufruindo de uma vida com mais saúde e qualidade. A escola é um ótimo lugar para essas ações”, diz João.

A assessora técnica da Seduct, Catia Mello, também ressaltou a importância do PSE junto às escolas. “As ações de saúde no ambiente escolar nunca foram tão discutidas e priorizadas, principalmente quando se destaca o combate ao Coronavírus. Por ser a escola um espaço onde o conhecimento é disseminado para o resto da vida, adotar e compartilhar iniciativas preventivas se torna crucial para a saúde da comunidade escolar propriamente dita”, afirmou Catia.

O PSE é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, que tem como objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica. Ele foi implantado no município em 2009, passando em 2017 por uma reestruturação.

“O PSE intersetorial emerge no âmbito local como estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas públicas de saúde e de educação tendo como objetivo: a contribuição para a formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos estudantes da rede pública de ensino básico, mediante ações integradas e articuladas entre as unidades escolares e as equipes da rede básica de saúde”, esclarece João.

A professora Márcia Pessanha Borges é uma das que foi imunizada na escola onde trabalha, em Ururaí. Ela conta que tomou as 4 doses contra a Covid-19 e ainda colocou o cartão vacinal em dia. “O PSE é muito importante porque facilita muito a nossa vida. A gente pode se imunizar no local de trabalho, sem precisar se locomover até uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Além das vacinas, também fiz o teste para saber se estava com Covid-19 na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seduct), tudo de forma rápida. Sem dúvida, é um programa muito importante para toda a comunidade escolar”, finaliza Márcia.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA BREVE LEVANTAMENTO 1º SEMESTRE 2022

VACINAÇÃO ITINERANTE NAS ESCOLAS COVID-19:

Início: 22/03/2022

Levantamento até o dia 07/07/2022

Total de escolas: 72

Previstas: 153

Doses Administradas: 6255

Alunos: 5896

Profissionais: 359

VACINAÇÃO ROTINA ITINERANTE NAS ESCOLAS

Início: 19/05/2022

Levantamento até o dia 30/06/2022

Total de escolas: 27

Previstas: 153

Doses Administradas: 1730

Pessoas Atendidas: 1232

Alunos: 1209

Profissionais: 23

Tipos de Doses Administradas: Penta, Tríplice viral, HPV, ACWY, DTP, Dt, Varicela, VOP, Hepatite B, Febre Amarela, Influenza alunos, Influenza profissionais.

VACINAÇÃO - INFLUENZA SEDUCT

Disponibilizada em 6 dias (03, 05 e 25 de maio e 01, 08 e 15 de junho).

Total de doses administradas: 724 (Profissionais da Educação)

TESTAGEM COVID-19 POLO DE TESTAGEM NA SEDUCT E TESTAGEM ITINERANTE NAS ESCOLAS

Levantamento até o dia 19/07/2022

Total de testes realizados: 5649

Profissionais: 2411

Alunos: 3238

LEVANTAMENTO DOS PROJETOS DO PSE:

Alguns dos Projetos do PSE – 1°Semestre de 2022: Workshop Saúde Mental Para os Profissionais da Educação – Quando Quem Ama, Se cuida! ; Projeto Fala Adolescente; Projeto: Crescer Saudável Enfrentamento à Obesidade Infantil; Projeto: Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente; Projeto Escola Protetora da Mulher; Projeto: Eu digo Não: Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Projeto: Saúde do Adolescente (O Tempo Desejável Para Engravidar, Direito Sexual e Reprodutivo) ; Projeto: Saúde Auditiva nas Escolas; Projeto Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagens; Projeto Família na Escola.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp