25/07/2022 às 10h39min - Atualizada em 25/07/2022 às 10h39min

Campos: Palestra sobre saúde do trabalhador rural na UBSF de Campelo nesta segunda

A ação acontece até sexta-feira com triagem e agendamento para testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de exame preventivo

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, realiza nesta segunda-feira (25), das 7h30 às 17h, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Campelo, uma palestra sobre a saúde do trabalhador rural. Nesse dia é comemorado o Dia do Trabalhador Rural e Dia Internacional Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Para participar do evento, o interessado deverá fazer sua inscrição através do site www.even3.com.br/saudemulherrural ou presencialmente na própria UBSF, situada no interior do distrito de Travessão.

Segundo a encarregada da UBSF, Thaís Matias Rangel, as ações, voltadas também para a saúde da mulher, serão realizadas até sexta-feira (29), com triagem e agendamento para testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de exame preventivo.

“Será uma semana de atividades visando aproximar as pessoas da unidade de saúde e levar ao conhecimento delas os serviços disponibilizados pelo SUS. Queremos que se sintam acolhidas”, afirmou a encarregada. Haverá ainda o espaço da beleza com designer de sobrancelhas, manicure, massagem relaxante e entrega de kits de beleza.

O evento tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Rio), Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Sindicato Rural de Campos e Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Mercedes Baptista).

“Nosso objetivo é também apresentar o PAST à população, que é um programa ligado à Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, constituindo assim a Vigilância em Saúde do Trabalhador”, afirmou Thaís.

O PAST foi instituído por meio de uma lei municipal no ano de 1997. Ele atua na captação de dados a respeito dos acidentes de trabalho ocorridos no município e também, atendendo recomendação do Ministério da Saúde, na identificação e notificação desses acidentes e das doenças ocupacionais e do trabalho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp