21/07/2022 às 17h33min - Atualizada em 21/07/2022 às 17h33min

Campos: Saúde recebe novos equipamentos para auxiliar tratamento dos pacientes do HFM

A unidade hospitalar recebeu, nesta quarta-feira (20), 130 novas camas para a renovação do mobiliário

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Com o esforço do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), segue ampliando o processo de modernização de equipamentos para continuar a oferta do melhor serviço de saúde à população.

Assim como aconteceu ontem, com a chegada de 130 novas camas (AQUI) para a renovação do mobiliário do Hospital Ferreira Machado (HFM), a unidade hospitalar recebeu, nesta quinta-feira (21), uma unidade de ar medicinal, composta com dois compressores de ar comprimido e uma bomba de vácuo, chegou ao hospital nesta quinta-feira (21). O maquinário é usado na ventilação mecânica, na limpeza e secagem de instrumentos, assim como, no tratamento de algumas doenças respiratórias.

“Todo esse planejamento foi determinado pelo nosso prefeito Wladimir Garotinho e pelo vice-prefeito Frederico Paes, para que a gente pudesse assistir à população. Dessa forma, começamos uma reestruturação nas unidades hospitalares e na aquisição de equipamentos médicos e mobílias. Então, é um avanço progressivo visando a melhoria na assistência, no acolhimento e na qualidade de vida dos nossos munícipes”, disse o secretário de Saúde, Paulo Hirano.

"Nosso compromisso em modernizar e humanizar o atendimento segue. Já realizamos várias intervenções no Hospital Ferreira Machado e estamos investindo na compra de equipamentos de ponta para as demais unidades da Fundação. Em breve teremos os dois tomógrafos, adquiridos recentemente, em pleno funcionamento visando otimizar o diagnóstico no HFM e ampliar a resolutividade no Hospital São José. Lembrando também que, em breve, o prefeito estará entregando as obras do novo Hospital Geral de Guarus", destacou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.

COMPRESSORES DE AR COMPRIMIDO – Técnico gasista há 12 anos no HFM, Felipe Barroso informa que atualmente o ar medicinal atende 80% do hospital. “Hoje estamos sendo beneficiados com uma unidade nova para manter o ar medicinal que chega para os respiradores e também para a esterilização. Essas novas máquinas são vitais para o paciente que precisa de ajuda para respirar e, ainda, para os setores que precisam das máquinas de esterilização funcionando”, comentou.

Felipe esclarece que esses equipamentos de ar comprimido e de oxigênio medicinal demandam uma série de cuidados. “Esses equipamentos ficam diretamente vinculados aos pacientes, seja para procedimentos mais simples, respiração mecânica ou mesmo cirurgias. É importante considerar que todas as partes do sistema precisam de manutenção e limpeza, visto que, uma vez que o ar sai puro da central, não pode haver contaminação durante o caminho até o paciente. Por isso, é importante seguir às normas de segurança para proteger os pacientes e colaboradores”, esclareceu.

INVESTIMENTO EM QUALIDADE NO TRATAMENTO – O superintendente de Gestão e Planejamento da Fundação Municipal de Saúde e Diretor Administrativo do HFM, Gilberto Nunes, destaca que o novo equipamento vai garantir um atendimento mais eficiente à população. “A nova central de ar comprimido e vácuo faz parte da proposta de ampliação e modernização do parque tecnológico do Ferreira Machado. Temos uma previsão de ampliação da emergência, com aumento de quantitativos de leitos e serviços e também temos uma previsão de obras para ampliar os leitos de enfermaria, pediatria e ortopedia. Para atender tudo isso, conseguimos esse novo equipamento com mais potência, mais moderno e que consegue atender mais leitos”, disse.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp