21/07/2022 às 09h50min - Atualizada em 21/07/2022 às 09h50min

Solenidade marca os 30 anos da Fundação Municipal de Esportes

Instituição, hoje em pleno funcionamento e reaberta pela atual gestão, reconhecida como importante equipamento de inclusão social e qualidade de vida, com uma média de 10 mil assistidos em todos polos

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Em solenidade na noite desta quarta-feira (20), a Fundação Municipal de Esportes (FME) abriu as portas para receber atletas, autoridades e população na comemoração pelos 30 anos da instituição – um importante equipamento, totalmente recuperado pelo atual governo e que proporciona inclusão social, melhor qualidade de vida, além de ser um espaço de preparação de competidores campistas para disputas, retornando Campos ao cenário esportivo nacional.

Fundada em 20 de julho de 1992 pela Lei 5.291, desde então, a FME, além de abrigar em sede própria uma estrutura que atende a comunidade com diversas modalidades, conta com demais núcleos (praças, Vilas Olímpicas, quadras poliesportivas e Jardim São Benedito) em atividade no município, atendendo a uma média de 10 mil crianças, jovens, adultos e idosos em práticas desportivas como: natação, hidroginástica, jiu-jitsu, karatê, judô, taekwondo, ballet, ritmos, vôlei, futevôlei, handebol, basquete, entre outras.

O presidente da FME, Luciano Viana, e o vice, Iverson Gama, junto com professores e coordenadores que atuam direta e indiretamente na instituição, receberam representantes da Federação de Esportes do Rio de Janeiro (Ferj), do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Guarda Civil Municipal (GCM), atletas, colaboradores e autoridades do município, entre secretários e subsecretários, além de presidentes de entidades como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe). 

Na abertura da solenidade, funcionários e colaboradores receberam as bênçãos pelo aniversário da instituição e, em seguida, houve a execução dos hinos Nacional e de Campos pela banda da Guarda Municipal. Compuseram a mesa, juntamente com o presidente e o vice da FME, o coordenador do projeto Esporte Vida, Leonardo Mantena;  Major Tibério, do 8° BPM; o subcomandante da Guarda, Alex Anselmé, e o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, representando o prefeito Wladimir Garotinho.

Também prestigiaram o aniversário da Fundação o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira; diretor em exercício do IFF campus Centro, Carlos Augusto Boynard; secretário de Ordem Pública, Jackson Sousa; secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende Rodrigues; além de representantes de órgãos como Fundação de Saúde, PreviCampos, Vigilância Sanitária, entre outros.

A abertura do evento relembrou o projeto que transformaria o então Departamento de Esportes da Prefeitura de Campos em Fundação de Esportes, no final da década de 80, e concretizado por força da sanção da Lei 5.291, em julho de 1992, fazendo com que o município passasse a ter uma instituição com o intuito de projetar e executar a política de esportes na sociedade. Assim nascia a FME, com a missão também de formar atletas-cidadãos ao tornar o cotidiano saudável e estabelecendo uma relação positiva entre atividade física e saúde.

O presidente da FME, Luciano Viana, destacou os principais objetivos da entidade e agradeceu a todos colaboradores. “Nossa missão é de incentivar as manifestações desportivas locais, regionais e nacionais; desenvolver atividades desportivas, facilitando o acesso de toda a população local a áreas públicas destinadas à prática de esportes e incentivar práticas esportivas adaptadas para pessoas com deficiência, além de disponibilizar instalações esportivas de qualidade, formar atletas e fomentar a cultura do esporte na cidade. É uma imensa honra presidir uma entidade com tamanha responsabilidade e que tem uma linda história. Agradeço ao prefeito Wladimir Garotinho pelo convite em estar no cargo e a todos os professores e coordenadores que, diariamente, se doam e contribuem para o sucesso de todos os nossos polos desportivos em funcionamento em todo o município”, disse. 

A trajetória da Fundação e sua importância foi destacada pelo professor Suledil. “Criar a FME foi um marco no governo do então prefeito Anthony Garotinho, visualizando a transformação que o esporte promove na vida dos jovens, disciplinando, fazendo com que busquem superar seus limites. Hoje, a Fundação é, sem dúvida, um dos mais importantes equipamentos de inclusão social acessível a todos”, declarou.

Ex-atleta e hoje coordenador do Esporte Vida, Leonardo Mantena, também recordou o período quando passou a fazer parte da instituição, em 1997, até a missão que hoje desempenha, gerenciando 25 núcleos do projeto implantado no município por meio de emenda parlamentar ainda quando Wladimir era deputado federal.

“É gratificante rever a história da Fundação de Esportes e me sentir parte de tudo isso. Agradeço muito ao prefeito pela oportunidade de continuar contribuindo pelo crescimento e valorização do esporte em nossa cidade”, concluiu.

Ao completar 30 anos, a FME segue com obras em sua sede onde está sendo construída mais uma piscina semiolímpica (25mx20m) e o ginásio passa por total reforma para voltar, já no próximo ano, a abrigar importantes eventos esportivos dos calendários municipal, estadual e nacional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp