Visando chamar a atenção para a importância dos cuidados com os olhos, a médica do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, oftalmologista Helen Espírito Santo, explicou que a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, como a catarata e o glaucoma, são essenciais para evitar um problema sério que atinge inúmeras pessoas todos os anos, que é a cegueira.
Atualmente, segundo a médica, a maior causa de cegueira é a catarata. “É um problema reversível, já que o paciente se submete a um procedimento rápido e simples, mas que não deixa de ter a complexidade de uma cirurgia, com todos os seus riscos e intercorrências. A recuperação é muito rápida e a pessoa volta à vida normal, após a intervenção”.
Outra patologia grave que requer muita atenção por ser silenciosa é o glaucoma. “A doença é a segunda maior causa de cegueira, já que muitas pessoas têm e não percebem. O paciente só se dá conta do problema quando apaga a visão central”.
Ela explicou ainda que o glaucoma vai fechando o campo visual, de modo que a pessoa só vai perceber que há algo errado quando já perdeu em torno de 40% da visão e, essa perda, é irreversível. “A gente consegue, depois de detectada a doença, medicar ou até operar esse glaucoma para cessar essa evolução, porém, na grande maioria dos casos, não se pode recuperar o que foi perdido”, informou.
Helen ressaltou que os pais e responsáveis devem ficar atentos à saúde ocular das crianças, pois existem doenças que acometem os pequenos e que podem causar déficit visual para o resto da vida. “O primeiro exame oftalmológico, mesmo se não tiver nenhum sinal ou sintoma, deve ser feito até o segundo ano de vida. Há patologias nas crianças que a gente só consegue detectar e reverter até os seis anos de idade”.
COÇAR OS OLHOS NÃO PODE
A médica orienta que não se deve coçar os olhos de forma alguma, já que esse ato pode causar descolamentos de retina, que é uma situação emergencial, cirúrgica e deixa sequelas.
“A pessoa deve coçar na lateral do olho, na área temporal e não diretamente no globo ocular. Em relação às lentes de contato é preciso muito cuidado, principalmente com as compradas pela internet”, ressaltou
USO PROLONGADO DE TELAS E MÍDIA DEVE SER EVITADO
A oftalmologista citou também alguns cuidados quanto ao uso prolongado de televisores, tablets e celulares. Ela disse que está havendo um aumento dos casos de miopia devido ao uso excessivo desses equipamentos, principalmente em período noturno.
“TVs, smartphones e outras mídias devem ser usados em ambientes bem iluminados para não afetar diretamente a retina”, finalizou a médica.