19/07/2022 às 10h09min - Atualizada em 19/07/2022 às 10h09min

Brinquedoteca do Hospital Ferreira Machado faz a alegria das crianças internadas na unidade

Vários profissionais como psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas e musicoterapeutas utilizam o espaço para recuperação das crianças e aproximação com os familiares

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Reinaugurada pelo Prefeito Wladimir Garotinho no dia 28 de março, nas comemorações pelos 187 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, a brinquedoteca continua levando alegria para as crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital Ferreira Machado (HFM). O espaço é lúdico, colorido e agradável, facilitando a adaptação da criança e garantindo o direito de brincar, mesmo no ambiente hospitalar.

A psicóloga Gianne Siqueira esclarece que o espaço tem a estrutura adequada para o acolhimento e tratamento da criança. “Nem todas as crianças conseguem ir até à brinquedoteca e, quando isso acontece, levamos livros e brinquedos para que possam se distrair e se divertir no leito, até porque a proposta da brinquedoteca é reduzir um pouco do impacto que a hospitalização traz para a saúde mental”, informa.

Gianne ainda explica que a brinquedoteca é um espaço multifuncional. “Vários profissionais como psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas e musicoterapeutas utilizam esse espaço para recuperação das crianças e aproximação com os familiares”, destaca.

A Kissila Cristina, que está acompanhando o irmão Pedro de 9 anos, vítima de queimadura, diz que a brinquedoteca está sendo ótima para a recuperação do irmão. “Pedro teve 70% do corpo queimado e estava em isolamento, sem contato com outras crianças. Assim que o quadro dele melhorou, ele pode ir até a brinquedoteca acompanhado de outros médicos, mas hoje foi a primeira vez que ele esteve na brinquedoteca com outras crianças e isso me deixa muito feliz. O espaço está ajudando bastante no tratamento e socialização do meu irmão nesse período tão difícil”, relatou.

A BRINQUEDOTECA

A reforma foi fruto de parceria público-privada entre a Prefeitura e empresas da cidade. O local conta com brinquedos pedagógicos, um acervo de 50 livros disponíveis para várias faixas etárias, além de materiais de papelaria, como massa para modelar, hidrocores e lápis de cor, tornando um lugar atrativo para as crianças, os familiares e para os profissionais que atuam na pediatria.

Claudia Alvarenga, recreadora da brinquedoteca, conta que trabalha há 18 anos no HFM e que, após a reforma, o espaço ficou mais alegre e confortável. “Tinha criança que nem queria sair do leito, mas depois que veio para a brinquedoteca, não queria mais sair daqui. O espaço é bastante acolhedor e até os pais gostam de ficar aqui acompanhando e interagindo com as crianças, o que ajuda bastante na adaptação dos pequenos”, disse.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90