18/07/2022 às 17h17min - Atualizada em 18/07/2022 às 17h17min

Prazo para entrega de trabalhos do Ministério Público do Trabalho na Escola prorrogado até dia 26

As escolas devem entregar os documentos na sala 25, na Diretoria Pedagógica da Seduct. O objetivo do projeto é conscientizar, por intermédio da comunidade escolar, a respeito dos Direitos da Criança e do Adolescente

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Foi prorrogado até o dia 26 de julho o prazo para que as escolas que participam do projeto Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola possam entregar os trabalhos feitos pelos alunos para a avaliação por equipe formada por representantes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), MPT e das unidades escolares. Os trabalhos podem ser entregues na sala 25, na Diretoria Pedagógica da Seduct.

A coordenadora Pedagógica do projeto, Ana Raquel Pourbaix, disse que a entrega desses trabalhos é de suma importância para dar voz às crianças que moram em comunidades ou localidades mais afastadas do Centro da cidade e que, na maioria das vezes, não têm muito acesso a informações como, por exemplo, as relacionadas à exploração do trabalho infantil. Os vencedores serão premiados pelo MPT.

O objetivo do projeto é conscientizar, por intermédio da comunidade escolar, a respeito dos Direitos da Criança e do Adolescente, com ênfase nas temáticas: Combate ao Trabalho Infantil; Aprendizagem Profissional dos Adolescentes e Segurança e Saúde nas Escolas e no Trabalho. Os temas serão abordados por meio de plano de ação pedagógica, envolvendo diferentes manifestações de linguagem, conforme o edital Prêmio MPT na Escola.
 
“Estamos recolhendo vozes, muitas vezes veladas, de nossos alunos a respeito do trabalho infantil a serem relevadas por meio de diferentes linguagens: poema, conto, desenho e música. A escrita e a produção textual, ou qualquer outra forma de expressão, são formas que temos de entender e enxergar a realidade de nossas crianças. Todo esse material vai ser analisado e, depois, iremos marcar uma data para que seja feita uma culminância que chamamos de “Mais respeito, sou Infância”, com a apresentação dos Contos, Poemas, Desenhos e Músicas autorais produzidas pelos estudantes da rede municipal”, diz Ana Raquel.

O projeto Ministério Público do Trabalho na Escola foi implantado no final de maio, na Escola Getúlio Vargas, em Tócos, com a visita da procuradora do trabalho, coordenadora regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento do Tráfico de Pessoas (Conaete – MPT/RJ), Guadalupe Turos Couto. Ela ministrou a palestra "Ministério Público do Trabalho na Escola". Guadalupe ressaltou que Campos é o 5º município do Estado do Rio de Janeiro em resgate de trabalhadores análogos à escravidão.

UNIDADES DE ENSINO SELECIONADAS:
E. M. Ataíde Dias 
E. M. Carmen Carneiro
E. M. Olga Linhares
E.M. Lídia Leitão
E.M. Santa Terezinha
E. M. Dr. Luiz Sobral
E. M Lions I
E.M. Francisco de Assis
E.M. Marlene Henrique Alves
E. M. Marechal Arthur Costa Silva
E. M. Getúlio Vargas
CIEP Francisco Portela
E. M. Farol de São Thomé


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp