18/07/2022 às 11h40min - Atualizada em 18/07/2022 às 11h40min

Reaberta a Unidade Básica de Saúde Maria Selma na Tira Gosto, em Campos

- Redação
Seguindo o compromisso de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta segunda-feira (18), a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Selma, situada na comunidade Tira Gosto, no bairro da Lapa. Essa foi a sexta unidade devolvida à população pelo prefeito Wladimir Garotinho em 2022, que participou da cerimônia de entrega ao lado dos secretários de Saúde, Paulo Hirano, da Casa Civil, Suledil Bernardino, e de Governo, Angelo Rafael, além do vereador Álvaro Oliveira e demais autoridades.
 
Para que fosse reaberta, a UBS passou por pintura geral, revisão da parte elétrica e hidráulica, além do telhado. Também recebeu mobília e equipamentos para se adequar ao padrão das demais unidades em funcionamento no município e, inclusive, ganhou uma farmácia, dando segurança aos moradores que receberão assistência médica e no tratamento. A UBS Maria Selma estava fechada há mais de 2 anos.
 
“Prefeito, a comunidade, o bairro é só gratidão. A nossa UBS estava fechada e fez muita falta para a nossa população, mas agora a realidade é outra. Nossa UBS Maria Selma tem até farmácia”, declarou a encarregada e técnica em enfermagem, Kamila Ribeiro.
 
Diante dos moradores e autoridades presentes, o prefeito Wladimir Garotinho relembrou que a reabertura da UBS Maria Selma foi o pedido que mais ouviu no bairro da Lapa, quando ainda era candidato ao Executivo. E, mais uma vez, reforçou o pedido à encarregada e demais servidores para que cuidem das pessoas.
 
“Estamos aqui hoje cumprindo o nosso compromisso com a comunidade e com os amigos. O que mais importa é como as pessoas vão ser tratadas aqui dentro dessa unidade. O que eu peço a vocês é que cuidem das pessoas com carinho, atenção e acolhimento. Aqui vai ter farmácia porque antes as pessoas procuravam a unidade e nem remédio tinha. Então cuidem das pessoas e cobrem da Secretaria de Saúde para que não falte nada”, disse Wladimir, relembrando do tempo de menino em que chegou a soltar pipa pelas ruas da Lapa.
 
“A melhor resposta que nós podemos dar para aqueles que querem atrapalhar o nosso governo é isso que estamos fazendo hoje. Inaugurar, entregar as coisas para o povo, reunir a comunidade, conversar e atender as demandas porque o povo sabe como estava vivendo há um ano e meio e como a cidade já mudou e melhorou desde que assumimos o governo. Ninguém pode negar que o nosso governo trabalha muito todos os dias para reconstruir essa cidade que foi completamente destruída pela gestão passada”, completou Wladimir.
 
Das 46 unidades de saúde encontradas fechadas pela atual gestão, um total de 19 – incluindo a UBS Maria Selma, as duas Policlínicas e Posto de Saúde do Mercado Municipal –, foram reabertas e devolvidas à população, conforme critérios da Atenção Primária. Outras três unidades foram reformadas e reinauguradas.
 
Paulo Hirano classificou o momento como mais um grandioso passo dado pelo prefeito Wladimir e ressaltou o quanto é honroso para o grupo político, equipe técnica e colaboradores estarem participando desse movimento criado para recuperar a cidade e promover qualidade de vida à população. “Todos vocês são testemunhas do que vinha acontecendo, do abandono de todos os aparelhos do governo”, disse, Hirano, ressaltando que foram encontradas quase 50 unidades saúde fechadas, Ferreira Machado em condições crítica e HGG quase fechando as portas, mas que a atual gestão procedeu com mutirões, zerando as filas de demanda reprimida de toda a cidade e em todas as áreas, quer seja na imunização ou na assistência às crianças, como foi o caso da abertura da Clínica da Criança, que hoje é um sucesso.
 
“Hoje prefeito, depois de um ano e meio do seu governo, já inauguramos mais de 20 unidades de saúde. Não estamos apenas abrindo unidades, mas levando assistência à nossa população. Essa sua determinação, energia, sua visão e esse cuidar do próximo está no seu DNA, porque você está seguindo o caminho dos seus pais, caminho esse da assistência e do olhar para aqueles que mais necessitam. Estamos muito felizes em estar fazendo parte de um governo que tem esse compromisso e temos o orgulho em estar desenvolvendo ações para aqueles que mais precisam”, declarou Hirano.
 
Durante o evento, o vereador Álvaro Oliveira agradeceu ao prefeito por tudo que vem sendo feito na cidade e chegou a mencionar os ataques dos vereadores de oposição ao governo. “Os vereadores da oposição, que mentirosamente tentam atacar o governo, se esquecem que eles ajudaram a fechar as 46 unidades de saúde que o prefeito da época mandou fechar”, disse Álvaro que completou:
 
“O prefeito Wladimir continua trabalhando com seriedade e compromisso com todas as pessoas dessa cidade e, principalmente, para aqueles que mais precisam. Quero dizer a todos os trabalhadores que irão começar aqui no posto que o principal não é está bonito, mas o atendimento que será prestado aqui para essa comunidade”.
 
Também participaram da cerimônia de reabertura da UBS o médico e ex-secretário de Saúde, Edson Batista, os subsecretários de Desenvolvimento Humano e Social, Henrique Oliveira, de Infraestrutura e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, Genil Alves, de Iluminação Pública, Diego Dias, outros representantes do poder público municipal e dezenas de moradores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp