14/07/2022 às 16h00min - Atualizada em 14/07/2022 às 16h00min
Campos: Vigilância Sanitária começa a receber óleo de cozinha usado
- Redação
Desde o dia 7 de julho, os campistas passaram a contar com mais um ponto de coleta de óleo vegetal usado. Trata-se do Departamento de Vigilância Sanitária (VISA), da Secretaria Municipal de Saúde, que firmou parceria com a empresa Ecobio, com sede no bairro da Penha, para o recolhimento e descarte correto do óleo. As primeiras entregas já começaram.
Para incentivar a participação da população, a cada dois litros de óleo de cozinha usado entregues em garrafa pet, a pessoa recebe um detergente de 500 ml.
Nesta quinta-feira (14), a diarista Rita de Cássia Gonçalves, 46 anos, esteve na sede da Vigilância Sanitária, no Centro, para entregar 8 litros de óleo, que foi armazenado por cerca de 6 meses.
“Como moro no Parque Vera Cruz, em Guarus, e trabalho no Centro, não tinha tempo de ir a um ponto de coleta. Quando fiquei sabendo que a Vigilância estava recebendo o óleo usado, resolvi trazer as garrafas. Facilitou muito, porque a Vigilância fica no Centro”, disse Rita, que saiu do órgão com quatro frascos de detergente.
A assessora chefe da VISA, Vera Cardoso de Melo, pede à população que contribua com o meio ambiente. “Quando o óleo usado é despejado no ralo da pia, ele vai para a rede de esgoto e acaba contaminando rios e mananciais hídricos, por exemplo”, disse.
O administrador da EcoBio, Nilson Berguio Júnior, disse que a empresa, em parceria com outros órgãos municipais, possui pontos de coleta na sede da Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins, no Jardim São Benedito e no Ponto de Entrega Voluntária de Entulho (PEVE) da Penha.
“A parceria mais recente foi com a Vigilância Sanitária, mas já estamos trabalhando para ampliá-la, montando pontos de coleta em outros órgãos da Prefeitura”.
A Ecobio é a única empresa devidamente legalizada para realizar a coleta, o transporte e a destinação final e correta do óleo usado em Campos e região. A VISA fica situada à Rua Gil de Góis, nº 138. Para maiores informações, a pessoa pode ligar para o disque coleta (22) 99764 8971.