13/07/2022 às 13h02min - Atualizada em 13/07/2022 às 13h02min
Codemca dá seguimento à política de reestruturação dos cemitérios do município de Campos
- Redação
A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) dá prosseguimento à política de reestruturação dos 24 cemitérios do município, iniciada no ano passado. A Codemca concluiu a revitalização do Cemitério de Vila Nova, encerrando o ciclo de reforma dos campos-santos da Região Norte.
Ao todo, 16 cemitérios foram revitalizados desde o início do governo Wladimir Garotinho. Em Vila Nova foi realizada a reforma da capela mortuária, estruturação e pintura do muro. O gerente de Cemitérios, Júlio César Xavier, destaca que as obras de reestruturação dos cemitérios públicos do município mudam o seu aspecto, humanizando e tornando o ambiente bem cuidado, num clima mais leve e acolhedor para os familiares e amigos das pessoas que neles são sepultadas.
Cada cemitério exige uma necessidade. Em Santa Bárbara, por exemplo, o campo-santo recebeu, inclusive, novo calçamento de acesso com pedras bloquetes, parte do muro precisou ser refeita e a capela que estava fechada foi reformada e reabertal estando à disposição da família que necessitar.
No Cemitério de Travessão, além de reformar os muros e os jazigos em alvenaria, o espaço recebeu pavimentação em bloquetes no acesso e na calçada externa e, também, pintura geral.
“As obras favorecem o acesso das pessoas que vão ao local reverenciar seus antepassados e despedir dos entes-queridos. O trabalho de reestruturação está acontecendo nos 24 cemitérios públicos do município. O primeiro a receber intervenções para melhorias foi o Cemitério do Caju, na sede do município, que conta com 44 mil sepulturas”, diz Xavier.