Proteger crianças e adolescentes da violência, retirando-os de situações de vulnerabilidade social e conflitos existentes. É com esse objetivo que a Prefeitura de Campos inaugurou na manhã desta quarta-feira (13), a nova sede do Conselho Tutelar I, na Rua Itaperuna, 289, em Guarus. Os Conselhos Tutelares são vinculados administrativamente à FMIJ.
O presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Fabiano de Paula, falou da satisfação de entregar o novo espaço equipado para os conselheiros. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos conselheiros no trabalho do dia a dia. Agradeceu a primeira-dama, Tassiana Oliveira, que representou o prefeito Wladimir Garotinho, pelo novo espaço e pelo suporte dado à FMIJ e, em consequência, aos Conselhos Tutelares para que estes possam atender todas as demandas dos campistas que necessitarem do espaço.
Fabiano ainda destacou o cuidado com os assistidos. "A criança ou familiar que chegar aqui será acolhida pela nossa equipe, tratada nesse ambiente adequado. É um grande passo de um olhar especial a todas as crianças e adolescentes que sofrem qualquer tipo violência. O nosso governo está cuidando de pessoas. Já foram entregues três carros 0km aos Conselhos Tutelares do Centro, Jardim Carioca e Guarus. Além da melhoria da estrutura, a valorização dos conselheiros e a recuperação da credibilidade dos Conselhos Tutelares".
A primeira-dama, Tassiana Oliveira, destacou a conquista e importância do trabalho do Conselho Tutelar. "É muito importante estarmos inaugurando esse prédio hoje, para proporcionar bem-estar ao trabalho de vocês, conselheiros, pois o Conselho Tutelar I, atende mais de 5 mil famílias. É nosso objetivo olhar para cada um que chegará nesse espaço e irá receber todo carinho e cuidado, pois eles, chegam num grau de vulnerabilidade de agressão que sofrem ou sofreram, então, ter um espaço com estrutura adequada é algo muito especial e importantíssimo", frisou.
O chefe de divisão do Conselho Tutelar I, Leandro Henrique da Silva, relatou a alegria do novo espaço. "Estamos muito felizes com esta mudança de sede, na antiga não tinha acessibilidade para nossos assistidos. Com a nova sede, iremos ter um ambiente de trabalho acolhedor e com boa estrutura para atendermos a população com sensibilidade, qualidade, acessibilidade e eficiência", informou.
A assistida, Lúcia Chagas, 39 anos, comemorou a nova sede. "Estou muito feliz com o novo espaço. Desde 2015 minha família e eu somos assistidos no Conselho Tutelar. Essa nova estrutura irá nos garantir muito mais conforto e segurança por ter salas individuais", informou.
ESTRUTURA
O Conselho Tutelar I, atende 5.303 famílias. O prédio conta com nova fachada, infraestrutura maior, ambiente humanizado e salas de atendimento devidamente equipadas para o desenvolvimento dos trabalhos administrativos. E, ainda, salas reservadas para atendimento individual de cada conselheiro, respeitando a privacidade de quem procura o serviço.
ÁREAS DE ABRANGÊNCIA
O órgão tem como responsabilidade o atendimento às crianças, aos adolescentes e às famílias. Recebe denúncias e aplica as medidas de proteção sempre que os direitos reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) forem ameaçados e/ou violados. Denúncias podem ser feitas na sede do Conselho Tutelar I ou, então, pelo telefone (22) 98829-4368.
O Conselho Tutelar I atende aos seguintes bairros: Aldeia II, Boa Vista, Chave do Paraíso, Cobra Velha, Conselheiro Josino, Espírito Santinho, Faísca, Fundão, Giro Faísca, Guandu, KM 8, KM 9,KM 10, KM 11, KM 12, KM 13, KM 14, KM 15, Lagoa das Pedras, Mata Cruz, Matutu, Morro do Coco, Murundu, Mutuca, Nova Canaã, Palmares, Ribeiro do Amaro, Santa Maria, Santo Eduardo, Sapucaia, Três Vendas, Vila Nova e os Parques Guarus, Aldeia, Boa Vista I, Boa Vista II, Bonsucesso, Cidade Luz, Lebret, Maracanã, Niterói, Pomares, Santa Helena, Santos Dumont, São José, São Mateus, Vera Cruz e Visconde de Ururaí.