12/07/2022 às 12h20min - Atualizada em 12/07/2022 às 22h50min

Relatório do Clima Emocional de junho mostra picos emocionais quase idênticos em torno dos principais candidatos nas próximas eleições presidenciais brasileiras

LatAm Intersect PR publica o Relatório do Clima Emocional (RCE) para a América Latina. Tecnologia RCE aplicada às emoções do público e da imprensa em torno da questão dos candidatos à presidência nas próximas eleições brasileiras

SALA DA NOTÍCIA Sabrina Vasconcellos do Amaral
Divulgação

O mês de junho viu uma série de ondas de choque emocional quase idênticas ao redor dos quatro principais candidatos à próxima eleição presidencial brasileira. No RCE deste mês, examinaremos mais de perto esses picos de emoções dos usuários da web, ocorrendo em torno dos quatro candidatos, e tentaremos descobrir se isso foi devido a uma grande reportagem, que pode ter afetado a linguagem emocional dos internautas em todo o espectro político. 

Insights emocionais da mídia

As emoções em torno dos candidatos na mídia brasileira foram bastante semelhantes, e quase sempre  mostraram uma mistura de 'antecedência' e 'medo' pelos dois candidatos da Terceira Via, formada por Simone Tebet e Ciro Gomes, enquanto a 'surpresa' foi a principal emoção associada aos candidatos Lula e Bolsonaro.

 

Com base em uma análise de 2.084 pontos de dados para Ciro Gomes, e 2.017 para Simone Tebet publicados na mídia em junho, a média de notícias de sete dias (artigos publicados durante os sete dias anteriores de cada data do mês) é muito semelhante. Ambos os candidatos registraram altos picos de 'antecedência' ao longo do mês (figura 1.) com um ou dois picos notáveis de 'medo' logo no início, que depois diminuíram um pouco no final do mês (figura 2.).

Com 6.583 pontos de dados para Lula e 6.577 para Bolsonaro através da mídia brasileira para o mês de junho, os dois favoritos têm três vezes mais menções na imprensa, mas revelam um conjunto distinto de picos emocionais em suas respectivas médias de notícias de sete dias.

 

O gráfico de Lula mostra um grande pico de 'antecedência’ em 28 de junho (figura 3.), enquanto o gráfico de Bolsonaro mostra um pico igualmente extremo de 'surpresa' em 5 de junho (figura 4.).

Para o pico de ‘antecedência’ no gráfico de Lula, não há uma notícia clara que se destaque por estar associada a uma demonstração tão forte desta emoção. Poderia ter sido o anúncio conjunto do instituto de pesquisas FSB e do banco BTG Pactual que previa a possibilidade de Lula ganhar a eleição no primeiro turno? Ou foi o próprio Lula anunciando que seu vice-presidente, o veterano político de centro-direita, Geraldo Alckmin, não terá um papel secundário se eleito? Nenhum desses parecem ser os anúncios bombásticos, que geralmente causam picos tão extremos.

Para o correspondente pico de 'surpresa' de Bolsonaro no início do mês, a notícia associada parece mais clara: o anúncio de que o atual presidente brasileiro finalmente se reuniria com Joe Biden, um ano e meio após o 46º presidente do Estados Unidos tomar posse.

Insights emocionais da Internet

Quando se trata da internet, todos os quatro candidatos viram picos de emoções muito semelhantes entre 11 e 17 de junho, variando entre 'raiva' e 'felicidade', e 'medo'.


 

Ciro Gomes, com quase 2 bilhões de pontos de dados entre usuários da Web para o mês de junho, registrou picos de 'raiva' e 'antecedência' em 11 de junho (figura 5.) 'raiva' e 'tristeza' em 14 de junho (figura 6. ) e 'surpresa' e 'felicidade' em 16 de junho (figura 7.).

Simone Tebet, também com cerca de 2 bilhões de pontos de dados entre usuários da web no mês de junho, registrou picos semelhantes de 'surpresa' em 14 de junho (figura 8.), 'antecedência' em 15 de junho (figura 9.) e 'raiva' em 17 de junho (figura 10.). Ela também viu uma enorme oscilação de “medo” de 23 a 27 de junho (figura 11). Essa última virada para o ‘medo’, que não foi vista entre nenhum outro candidato, foi quase certamente provocada pela notícia decepcionante de que, até agora, Tebet conquistou apenas 1% das intenções dos eleitores, conforme anunciado pelo Datafolha em 23 de junho.

Lula, com pouco mais de 2 bilhões de pontos de dados entre internautas para o mês de junho, registrou quatro picos ao longo de um período de tempo muito semelhante: primeiro com um pico de 'tristeza' e 'antecedência' em 11 de junho (figura 12). pico de 'antecipação' e 'surpresa' em 13 de junho (figura 13.), seguido de 'nojo' em 15 de junho (figura 14.) e finalmente 'medo' em 17 de junho (figura 15.)

Com pouco menos de 2 bilhões de pontos de dados entre os usuários da web para o mês de junho, o atual presidente Jair Bolsonaro também registrou quatro picos ao longo de uma linha do tempo quase idêntica: 'medo' em 11 de junho (figura 16.) 'felicidade' em 12 de junho (figura 17). .) 'antecedência' em 13 de junho (figura 18.) seguido de 'raiva' em 16 de junho (figura 19.).

Será que os picos emocionais ocorridos entre 11 e 17 de junho associados a todos os principais candidatos foram centrados em torno de uma notícia maior, em vez de eventos específicos do candidato? Uma das maiores ‘bombas’ do mês girou em torno do encontro de Bolsonaro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da revelação ultrajante – noticiada em 12 de junho – de que ele pediu pessoalmente ao 46º presidente para ajudá-lo a derrotar Lula nas próximas eleições.

Talvez as consequências desse evento tenham sido suficientes para desencadear ondas de choque emocionais tão fortes?

“A grande história deste mês foi a primeira reunião bilateral entre Brasil e Estados Unidos desde que Joe Biden assumiu o cargo, e parece ter dominado as leituras emocionais do mês; pelo menos entre os usuários da Web”, comenta Roger Darashah, cofundador da LatAm Intersect PR.

“A mídia parece ter contado outra história, concentrando-se em altos níveis de 'medo' e 'antecedência' em torno dos dois candidatos da 'Terceira Via', enquanto a 'surpresa' superou o 'medo' quando se trata de reportar sobre os dois candidatos à frente.”

“Será interessante ver como a narrativa pode mudar em julho, quando Ciro Gomes ou Simone Tebet precisarão se destacar como a terceira escolha definitiva na corrida. O primeiro debate entre os candidatos presidenciais acontecerá na primeira semana de agosto, então, julho é realmente o último mês para Ciro Gomes e Simone Tebet tentarem definir sua narrativa e se elevarem acima dos outros candidatos, ao iniciarem o que, sem dúvidas, será um conjunto de debates muito cansativo e combativo”.

Ele conclui: “Outra reportagem que ganhou força na última semana de junho é o escândalo de corrupção dentro do Ministério da Educação de Bolsonaro (MEC). Embora o presidente faça o possível para tentar abafar a história, isso tem o potencial de dominar as manchetes até julho.”

A LatAm Intersect PR publica Relatórios de Clima Emocional (RCE) mensalmente sobre os principais assuntos de interesse da região, como: vacinas, economia, política, criptomoedas, meio ambiente, diversidade e igualdade.

“A tecnologia reflete a base de nossa agência, nossa metodologia de programação baseada em audiência e por que a criamos. O assunto favorito número um da sociedade é ele mesmo; indivíduos são os novos protagonistas. Quanto mais cedo e melhor as marcas entenderem o que e como o público pensa, mais profundamente elas poderão se engajar”, conclui.

Os Relatórios de Clima Emocional estão atualmente disponíveis na Argentina (espanhol), Brasil (português), Chile (espanhol) e México (espanhol); versões para Colômbia (espanhol) e Peru (espanhol) acompanharão.

Sobre a LatAm Intersect PR

A LatAm Intersect PR é uma empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo para clientes em toda a região da América Latina. 'Intersect' refere-se ao nosso princípio central: em um mundo de big data e automação, a capacidade de se conectar com as pessoas em seus termos, de informar e persuadi-las de um ponto de vista específico por meio de relacionamentos, evidências e discussões é mais importante para as empresas do que nunca.

Ajudamos os clientes a alavancar suas interseções com públicos que variam de clientes e funcionários a parceiros de negócios e investidores em toda a região.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90