12/07/2022 às 12h48min - Atualizada em 12/07/2022 às 12h48min

Alerta: Não há risco em tomar vacinas da Covid-19 e gripe ao mesmo tempo

- Redação
As vacinas contra a Covid-19 e gripe podem ser aplicadas juntas, em adultos e adolescentes acima dos 12 anos de idade, desde que não apresentem quadro infeccioso ou tenham contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Crianças menores de 11 anos devem aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e o imunizante da Influenza (vírus causador da gripe). A explicação é do médico infectologista Rodrigo Carneiro, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), da Secretaria Municipal de Saúde.

O médico explicou que, segundo o Ministério da Saúde, um estudo da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) concluiu que não há nenhum risco em tomar as duas vacinas ao mesmo tempo. “Inicialmente, era recomendado um intervalo de pelo menos 14 dias entre a aplicação dos imunizantes. Os possíveis efeitos colaterais são leves e desaparecem espontaneamente em 24h ou 48h após a aplicação”, disse Rodrigo Carneiro.

Os aposentados Fernando Ribeiro, 92 anos, e Adalcto Baptista, 86 anos, tomaram os dois imunizantes de forma simultânea. Além da vacina contra a gripe, eles receberam recentemente o segundo reforço (4ª dose) da Covid-19. “Tomei uma em cada braço. Não tive nenhuma reação, nem dor local”, contou Adalcto, que é cunhado de Fernando.

“Somos totalmente favoráveis às vacinas. Sempre peço à filha do Adalcto para nos avisar quando tem uma nova vacina disponível para gente”, acrescentou Fernando.

Rodrigo Carneiro afirmou ainda que, caso ocorra algum efeito colateral grave, a pessoa deve ser avaliada por um especialista. “No município temos o Crie (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais) que faz esse acompanhamento”, disse o subsecretário, ressaltando que aqueles que apresentam quadro infeccioso acompanhado por febre, dificuldade para respirar, tosse persistente, mal-estar ou dor no corpo não devem tomar nenhuma vacina até que os sintomas desapareçam. “Se os sintomas forem leves, como coriza ou tosse ocasional, não há problema”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp