10/07/2022 às 18h06min - Atualizada em 10/07/2022 às 18h06min
Programa de Segurança Alimentar mostra perfil dos usuários do Cartão Goitacá
Ao todo, foram entrevistadas 3.164 pessoas e os dados identificam por exemplo que 61% do universo de beneficiários estão na faixa etária entre 25 e 44 anos
Por meio da equipe técnica da Vigilância Sócio Assistencial da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, a Prefeitura de Campos elaborou o perfil das famílias em situação de pobreza e da extrema pobreza que são inseridas no Cartão Goitacá. Ao todo, foram entrevistadas 3.164 pessoas e os dados identificam por exemplo que 61% do universo de beneficiários estão na faixa etária entre 25 e 44 anos; que 16 famílias são compostas por nove pessoas; que 10 famílias são compostas de 10 pessoas. O relatório mostra dados relevantes, como as faixas de renda per capta, nível de escolaridade, etc.
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social levantou que há entre as 3.164 pessoas que foram inseridas no Cartão Goitacá grupos tradicionais, grupos específicos e outros dados. A composição familiar, por exemplo, mostra que neste universo de pessoas 377 famílias são compostas por seis pessoas e 758 famílias são comportas por quatro pessoas. O Secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, explica que o levantamento teve por objetivo o de apresentar o perfil dos beneficiários do Programa Municipal de Transferência de Renda “Cartão Goitacá”, com referência ao dia 31 de maio deste ano de 2022.
“Durante o auge da pandemia, o fechamento de muitas empresas elevou o número de pessoas desempregadas e ficamos muito preocupados com a fome. Daí que decidimos atuar com ênfase no Programa de Segurança Alimentar e Nutrição. Logo no início dos levantamento dos dados, identificamos entre as famílias do CadÚnico e referenciadas nas 13 unidades dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), bem como nas três unidades dos CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) que o quadro da fome se agravava tanto nas famílias em situação de pobreza quanto naquelas em situação de extrema pobreza. O resultado do levantamento nos impulsionou a buscar solução, e daí o Prefeito buscou parceria com o governo do Estado para reabertura do Restaurante Popular e trabalhamos para a implementação do Programa Cartão Goitacá”, informa Rodrigo Carvalho.
Rodrigo acrescenta que “o Cartão Goitacá é um programa de transferência de renda criado para o enfretamento da pobreza no âmbito do município”, destaca. Os indicadores que fundamentam a elaboração do Programa Municipal de Transferência de Renda, denominado Cartão Goitacá estão calcados nos registros dos CRAS e CREAS, além do CECAD (Centro de Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único), com base no mês de maio.