08/07/2022 às 16h05min - Atualizada em 08/07/2022 às 16h05min
Covid-19: Saúde reforça recomendação para crianças completarem esquema vacinal em Campos
- Redação
Em quase seis meses de vacinação infantil contra o vírus SARS-CoV-2, causador da chamada Covid-19, em Campos, somente 31.726 crianças receberam a primeira dose do imunizante, o que equivale a 63,45% do público-alvo. A cobertura é menor ainda quando se refere aos que voltaram para tomar a segunda dose que soma 17.590, ou seja, 55,44%, entretanto, as autoridades em saúde alertam que o esquema vacinal completo é a melhor arma para enfrentar a doença, inclusive, as vagas para a vacinação de segunda-feira (11) já podem ser preenchidas (AQUI).
A imunização para crianças de cinco a 11 anos teve início em 18 de janeiro, entretanto, a meta do município de vacinar cerca de 50 mil crianças ainda não foi atingida. “Muitas pessoas têm resistido em vacinar os filhos e, até mesmo, de retornar às salas de vacinação. Ressaltamos que a vacina tem um período de proteção efetivo que, segundo estudos, dura em torno de quatro a seis meses. Se a pessoa não está com o esquema vacinal completo, a proteção contra a Covid-19 fica fragilizada”, explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro.
Consciente do papel que exerce no provimento do bem-estar e na saúde de seus filhos, o psicólogo Bruno Pereira Rocha Gomes, de 41 anos, pai de Gabriel de 9 anos e Davi de 4 anos, cuidou logo de levar o filho mais velho para ser imunizado.
“O mais velho já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19. Sei que é a vacina que está salvando vidas. Ele não sentiu nada, exceto o doloridinho no braço, como acontece com outras vacinas. Está super bem. Não tem contraindicação e os pais devem levar os filhos para serem vacinados. Estou contando os dias para o mais novo completar cinco anos e também ser vacinado”, declarou Bruno. Davi completa cinco anos em 17 de outubro “A caderneta dos dois filhos está em dia, inclusive com a vacina Influenza, que previne contra a gripe”, completou.
No município as vacinas estão disponíveis em 10 postos de vacinação das 8h30 às 15h. Já no Automóvel Clube, das 9h às 15h, porém após as 12h não havendo frasco aberto, a vacina será aplicada a cada grupo de 10 crianças. Além do agendamento online, o acesso pode ser por agendamento presencial feito nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), que atendem por senha.
Em todos os locais serão aplicadas a 1ª e a 2ª dose dos imunizantes da Pfizer e CoronaVac. Para quem iniciar o esquema vacinal com a Pfizer, deve esperar dois meses para fazer a 2ª dose. Já aqueles que receberem CoronaVac, o intervalo é de 28 dias. Para receber a vacina, pais ou responsáveis legais devem apresentar documento com foto, CPF, caderneta de vacinação ou cartão da vacina Covid-19 dos filhos. Também é preciso levar o comprovante de residência.
No caso das crianças com comorbidades ou deficiência permanente de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, é necessário documento que comprove a condição, que pode ser laudo médico; receita; cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência; carteirinha de algum programa, como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), entre outras.
POR AGENDAMENTO ONLINE DAS 8H30 ÀS 12H:
1ª E 2ª DOSE (PFIZER OU CORONAVAC) – crianças de 5 a 11 anos
Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie)
Automóvel Clube - 9h às 12h
POR SENHA OU AGENDAMENTO PRESENCIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (UBSF) DAS 8H30 ÀS 15H:
1ª E 2ª DOSES (PFIZER OU CORONAVAC) – crianças de 5 a 11 anos
UBS da Penha
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Custodópolis
UBSF Ponta da Lama
UBSF Morro do Coco
UBSF Santo Amaro
UPH Travessão
Secretaria de Saúde
ATENDIMENTO POR SENHA DAS 9H ÀS 15H:
1ª E 2ª DOSES (PFIZER OU CORONAVAC) – crianças de 5 a 11 anos
Automóvel Clube
Obs.: Após as 12h, não havendo frasco aberto, a vacina será aplicada a cada grupo de 10 crianças.