08/07/2022 às 10h42min - Atualizada em 08/07/2022 às 10h42min

Campos: Educação realiza capacitação para professores substitutos e estatutários

O objetivo é garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a política de valorização profissional

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Desde o mês de junho, cerca de 600 professores substitutos contratados pelo Processo Seletivo Simplificado estão participando de uma formação continuada. Nesta quinta-feira (07) foi a vez dos professores efetivos (estatutários) e os contratados que atuam na Educação Infantil (creche e pré-escola), que não puderam comparecer às aulas no dia 20 de junho, incluindo os novos educadores convocados em 23 de junho pelo processo seletivo simplificado de 2021. O objetivo do encontro é garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a política de valorização profissional. Na próxima segunda-feira, serão os professores do Fundamental, Anos Iniciais.

A formação é coordenada pelo Departamento Pedagógico, por meio das Coordenações de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Anos Iniciais, e garante certificação de até 8 horas. De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Sirlei Artilles, a capacitação aborda três temas: As documentações utilizadas pelo professor de Educação Infantil ministrado pela palestrante Evilania Lobato Borges, graduada em Pedagogia, pós graduada em Gestão Escolas e cursando pós graduação em Autismo, onde irá orientar os professores ao preenchimento correto dessas documentações; Desenvolvimento Infantil, Sugestões de atividades de Estimulação para alunos de 0 a 5 anos, ministrado pela Professora de Suporte Pedagógico (PSP) Cyntia Sardinha Eduardo Maciel, Graduada em Pedagogia, Pós graduada em Neuropsicopedagogia; E, ainda, Intencionalidade Pedagógica – BNCC e Planejamento, dado pela PSP Regina Auxiliadora Lannes Pedagoga, Psicopedagoga Institucional e clínica, graduada em Processos Escolas, junto com a PSP Sissi Elizabeth Moll Pedagoga, Pós graduada em arte educação e Mestrado em Política Social.

Sirlei explicou ainda que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz conteúdos importantes para cada nível de ensino, sendo imprescindível para a formação e o desenvolvimento humano e global dos alunos, estabelecendo direitos de aprendizagem no ensino infantil. Ela ressaltou ainda que a capacitação continuada de professores é de extrema importância e visa também promover a melhoria da qualidade de ensino, sendo necessário que os professores estejam atentos às mudanças teóricas e práticas que ocorrem na Educação Infantil.

“A capacitação atua com espaços para aprimoramento, conversas e encontro de professores ao redor de temas relacionados a um desafio da prática docente. Neste sentido, esta capacitação da Educação Infantil, permite que eles aprendam a utilizar novos recursos e a incrementar as aulas com o Brincar e Ensinar, estimulando a criatividade, a linguagem, a cognição e a imaginação, que estão relacionados ao processo de Ensino Aprendizagem”.

A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Verônica Gomes, acrescentou: "O encontro do mês passado aconteceu em dois dias. Dessa vez, a gente preferiu fazer em um único encontro com as 8h seguidas, com intervalo para almoço”, disse.

Já a coordenadora da Educação Infantil Anos Finais, Ana Márcia Schot, acrescentou que “os professores do Ensino Fundamental Anos Finais serão contemplados em agosto, em data ainda a ser divulgada”, finalizou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90