07/07/2022 às 11h46min - Atualizada em 07/07/2022 às 14h40min
Deputado estadual Heni Ozi Cukier palestra sobre carisma e liderança na Bienal do Livro de SP
Autor tratou do tema que dá nome à publicação “Inteligência do Carisma” e autografou exemplares
SALA DA NOTÍCIA Divulgação
Inteligência emocional, social e contextual. Essas são três áreas que ganham notoriedade quando o assunto é carisma. Essa foi a linha defendida na Bienal do Livro de São Paulo, na última quarta-feira (6/7), durante palestra do autor, professor e deputado estadual de São Paulo, Heni Ozi Cukier (PODE) e de que trata seu primeiro livro: Inteligência do Carisma. A edição de 2022 marca o retorno presencial do evento no pós-pandemia. Durante sua fala, Cukier destacou a importância do carisma no meio profissional e aprofundou o tema com a participação do psiquiatra Pablo Vinicius, que deu ênfase aos aspectos psicológicos que envolvem as práticas de comunicação interpessoal. “O livro é uma retrospectiva do carisma ao longo da história, desde a época de nossos antepassados, que viviam da caça e seguiam os líderes, geralmente, fisicamente mais fortes, até episódios da Grécia Antiga, Império Romano, Renascimento, e dos dias de hoje”, resumiu Heni. É por meio desta longa retrospectiva ao longo da história que o autor busca argumentar como ao passar dos anos o carisma sempre esteve presente e se fez importante para as lideranças. “É um facilitador para o sucesso na vida pessoal e profissional. Ao se desenvolver inteligência emocional, social e contextual, qualquer pessoa pode adquirir carisma”, destacou. E, para conquistar o status de carismático, Heni é enfático: é necessário treinar as habilidades e competências. “No nível pessoal, por exemplo, significa conhecer a si mesmo, saber gerir emoções e instintos e definir propósitos de vida. Já no nível social, é preciso treinar ferramentas de comunicação e dominar técnicas de influência e persuasão”, afirmou. Além disso, há também o nível contextual, que consiste na capacidade da pessoa de entender a situação em que se encontra e, ciente do ambiente, tomar decisões estratégicas benéficas e alinhadas com seu objetivo pessoal. O livro traz reflexões sobre como conquistar e influenciar públicos e pode ser adquirido em plataformas como Amazon, Americanas.com, Submarino e Mercado Livre.