06/07/2022 às 12h59min - Atualizada em 06/07/2022 às 12h59min

Campos assina convênio com a GNA e Sebrae Rio para programa de capacitação

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O município de Campos foi representado nesta terça-feira (05) pelos secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, e de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, na assinatura do convênio entre a GNA - Gás Natural Açu e o Sebrae RJ para lançamento do programa Capacita Fornecedores, que visa estimular o empreendedorismo da região Norte Fluminense. Conheça melhor o programa (AQUI). Após a assinatura do contrato, os participantes visitaram a UTE GNA I, primeira usina a gás natural da GNA, que entrou em operação comercial em setembro do ano passado.

O objetivo do programa é capacitar e melhorar o desempenho de micro e pequenas empresas da cadeia de valor da GNA, a partir da adoção de práticas eficazes de gestão visando à melhoria de sua competitividade e sustentabilidade econômica e financeira. As prefeituras de Campos e São João da Barra estão apoiando a captação dos fornecedores. 

A GNA é uma joint venture entre a Prumo Logística, bp, Siemens e SPIC Brasil, dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de energia e gás. Segundo Knust, o projeto de capacitação dos fornecedores é de fundamental importância para Campos, São João da Barra e toda região. “Estamos muito otimistas com o projeto porque, ao capacitar novos fornecedores, a parceria vai garantir maiores oportunidades a quem, atualmente, não consegue chegar às grandes empresas”, disse Knust.

- Com a capacitação, haverá incremento de produtividade,  possibilitando melhores resultados e geração de negócios. Isso tende a ampliar o faturamento, os investimentos e, como consequência, a contratação de mais funcionários. O pequeno negócio com gestão qualificada e com planejamento conseguirá se conectar cada vez mais a grandes empresas - disse o coordenador regional do Sebrae RJ, Guilherme Reche. 

Participaram da cerimônia de assinatura o diretor Ajunto de Operação e Manutenção, Julio Marcante; o Gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae, Renato Regazzi; o Gerente de Suprimentos da GNA, Eduardo Lunau;  a gerente de Responsabilidade Social da GNA, Ana Weisz; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de São João da Barra, Marcelino Souza, além de representantes do setor produtivo, como o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL/Campos), Edvar Junior; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Abreu; o conselheiro da Firjan Norte Fluminense, Lucas Vieira, dentre outras autoridades e representantes da empresa, Sebrae e prefeituras envolvidas. 

- A GNA é de vital importância para o crescimento econômico do país, visto que as hidrelétricas não possuem condições de, sozinhas, darem suporte ao país. Não se faz crescimento econômico sem energia. A capacidade instalada das duas usinas dá início a uma independência energética do país, impulsionando o desenvolvimento econômico -  disse o secretário de Petróleo, Energia e Inovação de Campos, Marcelo Neves, ressaltando a perspectiva de geração de empregos também com a construção da GNA2.e da importância do convênio neste processo.

No total, 70 pequenos negócios serão selecionados para participar do programa. Desses, 15 terão acompanhamento mais individualizado. O programa terá duração de 18 meses, intercalando encontros presenciais e on-line. GNA e Sebrae Rio subsidiam 90% da capacitação. As empresas participantes terão um investimento de R$ 1.691 (que podem ser parcelados em até 12 vezes de R$ 140,92). Os setores prioritários para participar do Capacita Fornecedores são alimentação, construção civil, confecção, hotelaria, tecnologia, serviços administrativos, ambientais e consultorias.

Convite para fornecedores locais - No próximo dia 12 de julho, às 17h, será a realizado um evento on-line aberto para apresentar aos pequenos empreendedores da região as vantagens e benefícios de participar do Programa, bem como metodologia e os critérios de seleção. Os interessados em participar do evento on-line já podem se inscrever. 

“Em todas as nossas atividades, assumimos o compromisso com o respeito às pessoas, ao meio ambiente e o apoio ao desenvolvimento local. Este programa em parceria com o Sebrae está em consonância com essa diretriz, buscando o desenvolvimento de empresas locais que fazem parte da cadeia de valor da GNA”, afirma Julio Marcante, diretor-adjunto de Operação e Manutenção da GNA.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp