Campos foi representado no I Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação, que reuniu grandes nomes da área em São Paulo, no Seminário Caminhos e Desafios da Educação, nesta terça-feira (5). O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, teve lugar na mesa de honra, na abertura do evento que considerou "marcante pelo nível dos palestrantes e atualidade dos temas educacionais abordados". Também participaram do encontro os subsecrerarios de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora Macedo; de Gestão Operacional, Nilo Manhães; a diretora Pedagógica, Tânia Alberto; e as diretoras da Creche João Siqueira dos Santos, Kelly Aparecida Soares de Azevedo, e da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, Maria de Fátima Ferreira Alonso Alves.
O seminário foi aberto com a palestra “A Agenda 2030 e a Educação no Século 21. O que fazer?”, ministrada por Cláudia Costin, fundadora e diretora do Centro de Políticas Educacionais (Ceipe) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da FGV, ex-secretária estadual de Cultura de São Paulo, membro do Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida – Institute for Lifelong Learning – da Unesco e um dos nomes mais respeitados no Brasil na área de Educação.
“Caminhos para recuperação da aprendizagem” foi a palestra ministrada pela coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Débora Garofalo, que, em 2019, se tornou a primeira mulher brasileira e a primeira sul-americana a chegar entre os top 10 do Global Teacher Prize, Nobel da Educação, sendo considerada uma das 10 melhores professoras do mundo.
O secretário da Educação do Município de Sobral, no Ceará, Herbert Lima, ministrou a terceira palestra "Educação Pública de qualidade e equidade em Sobral-CE. A experiência da melhor rede pública de ensino do Brasil”. Herbert, que coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ser autor de diversos livros da área da educação.
O quarto tema, "Novos contextos de aprendizagem e dignidade pedagógica", foi apresentado em palestra por Geraldo Peçanha de Almeida, doutor em Letras/Literatura, autor de mais de 40 livros, escrevendo ainda para jornais e revistas educacionais, tendo como atrás de interesse Metodologia Inovadoras de Ensino, EaD, Novas Tecnologias em Sala de Aula, Leituras, Literaturas, Oralidades, Produção Textual e Alfabetização.
O quinto palestrante do seminário, Mozart Neves Ramos, apresentou "As novas competências dos Gestores Escolares". Mozart, Coordenador da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto, foi diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, ex-secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidente do Consed em 2006, escreveu livros e realizou trabalhos que renderam comendas e ronhecimento internacional. Gabriel Perissé, autor de mais de 25 livros e que, em suas palestras e cursos, trata especialmente de assuntos como formação docente, didática, pedagogia, filosofia da educação, leitura criativa, a arte de escrever e formação cristã, encerrou o seminário com o tema "Liderança: Uma questão de Educação".
O secretário Marcelo Feres destacou que os temas abordados e os caminhos apontados no seminário demonstraram que a rede municipal de ensino de Campos está sendo reestruturada de forma a vencer os desafios impostos pela pandemia do coronavírus e a promover, cada vez mais, uma educação de qualidade. "Tivemos a certeza de que a política pública que Campos está desenvolvendo, por meio do Programa de Aprendizagem Eficiente - PAE, está alinhada com as boas práticas de gestão para o desenvolvimento da Educação municipal".
A diretora Pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, disse que "o Primeiro Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação trouxe muita reflexão sobre a educação pública municipal, experiências exitosas, desafios a serem superados e atualizações na gestão escolar" e acrescentou: "Mas, sobretudo, deu a oportunidade de, na condição de servidores da educação, refletirmos sobre nossa parte no compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e com equidade".
Subsecretário de Gestão Operacional da Seduct, Nilo Manhães frisou que "a proposta do seminário da busca por uma formação mais humanizada e tendo os profissionais da educação como sujeitos da construção de sua própria formação". "O encontro foi muito enriquecedor. Achei muito motivadora uma fala da professora Cláudia Costin: Aprender é um grande prazer", complementou a subsecretária Suzana da Hora Macedo.
As diretoras da Creche João Siqueira dos Santos, Kelly Aparecida Soares de Azevedo, e da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, Maria de Fátima Ferreira Alonso Alves, consideram de extrema importância a participação no evento. "Grande enriquecimento, pois proporcionou conhecimentos imprescindíveis para nossa atuação como gestor", disse Kelly. "Despertou a percepção do ser líder e ter a preocupação em formar novos líderes. Isso foi evidenciado na citação do palestrante Gabriel Perissé , quando mencionou o filósofo Alfonso Lopes Quintás, com a frase "Ser líder é um direito de todos e é algo tão importante e urgente, na atualidade, que todos nós devemos nos preocupar em formar novos líderes" , concluiu Maria de Fátima, que junto com a colega, o secretário Marcelo Feres e demais representantes da Seduct, receberam os certificados de participação no evento.