02/07/2022 às 18h21min - Atualizada em 02/07/2022 às 18h21min

Pais atendem chamado e levam filhos para imunização no Dia D no Jardim São Benedito

O prefeito Wladimir Garotinho marcou presença no evento que ofertou 15 tipos de vacinas para proteção de crianças e adolescentes

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Centenas de pais atenderam ao chamamento da Prefeitura de Campos, por meio Secretaria Municipal de Saúde, e compareceram em massa ao Jardim São Benedito neste sábado (02) para atualização da caderneta de vacinação dos filhos de 2 meses a 15 anos. O Dia D de mobilização municipal, intitulado “Mais vacina, mais diversão!”, teve como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes e promover maior proteção para esse público-alvo, principalmente neste período de baixas temperaturas em que as doenças respiratórias são mais recorrentes.   

Durante o Dia D foram ofertados 15 tipos de vacinas e a adesão da população para proteger as crianças e adolescentes foi elogiada pelo prefeito Wladimir Garotinho, que acompanhou o trabalho da Secretaria de Saúde ao lado secretário, Paulo Hirano, do subsecretario de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro, e da diretora de Programas, Francielle de Oliveira.

“São vários tipos de vacina e vemos que a população entende que é importante a proteção, pois atendeu ao chamado da Prefeitura. A gente está feliz porque prepara toda estrutura, convoca e a população está atenta, comparecendo para proteger seus filhos. Parabéns aos pais e a Secretaria de Saúde”, disse Wladimir, que conversou com vários pais presentes e também visitou a Feira de Artesanato que funciona no local. 

A proposta de Secretaria de Saúde de reunir proteção e diversão com a oferta de atividades lúdicas, brincadeiras no pula-pula, cama elástica, minhocão, além de distribuição de pipoca e interação com o Homem de Ferro, Mulher-Maravilha e Sonic, agradou as crianças e foi bastante elogiada pelos pais. 

“A ida ao local de vacinação é sempre acompanhada de muito medo pelas crianças, mas hoje aqui está diferente. Ele tomou a vacina Influenza e já está brincando. Estou feliz porque está com as vacinas de rotina em dia e protegido”, disse Tânia da Fonte Ramos, de 34 anos, mãe do João Felipe Rezende, que vai completar 5 anos no próximo dia 30. “Agora estou ansiosa para ele tomar a vacina contra a Covid-19”, disse. 

A técnica de farmácia, Aparecida de Fátima Barreto, de 33 anos, também levou o filho Efraim, de 3 anos, para ser vacinado. “Essa é uma excelente oportunidade para nós pais que trabalhamos durante a semana. O bom é que aqui a criança toma a vacina e não fica com medo, pois logo começa a brincar”, comentou. 

Laiza Ramos da Silva, de 17 anos, disse que o filho Lorenzo Gabriel, de 5 meses, estava com a vacina rotavírus atrasada. “As vacinas são muito importantes para a proteção das crianças. Achei essa iniciativa muito legal, pois meu filho já estava com a rotavírus atrasada”, declarou. 
 
Imunização continua nas UBSF – A adesão à vacinação neste sábado está sendo considerada um sucesso e as autoridades em Saúde do município reforçam a importância de a população manter-se atenta e consciente desse ato que salva vidas. “Não deixem de vacinar seus filhos. É a vacina que protege nossas crianças de doenças graves como, por exemplo, meningite, poliomielite, pneumonia e hepatite”, aconselhou Paulo Hirano, ressaltando que, além das vacinas que fazem parte do Plano Nacional de Imunizações (PNI), o município também segue disponibilizando as vacinas contra a gripe e a Covid-19.  

O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro, explica para os pais ou responsáveis legais que não conseguiram vacinar os filhos que a imunização continua de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde da Família. “O objetivo é proteger as crianças das principais doenças graves que podem voltar a circular e, por isso, aqueles que ainda não estão vacinados podem ir a uma das unidades de saúde no decorrer da semana para a imunização”, disse o infectologista.  

Inicialmente previsto para terminar às 14h, o Dia D se estendeu por mais uma hora. “Se necessário, estaremos organizando novas ações de vacinação para projetar as crianças de nossa cidade”, disse Rodrigo Carneiro.

Entre as vacinas do calendário de rotina disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde estão a Tríplice Viral, Rotavírus, Febre Amarela, Hepatite B, Pneumocócica 10, DTP, Penta, HPV, Meningocócica ACWY, Meningocócica C, Varicela, Poliomielite (VIP/VOP), Influenza, 1ª e 2ª dose Covid-19, entre outras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp