30/06/2022 às 14h59min - Atualizada em 30/06/2022 às 14h59min

Campos: Prefeito Wladimir lança pedra fundamental para expansão das ações da Apape

- Redação
O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, participou hoje da cerimônia de comemoração dos 23 anos da Associação de Pais de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro (Apape), entidade sem fins lucrativos, celebrada neste dia 30 de junho. Na ocasião, Wladimir lançou a pedra fundamental do projeto de expansão das ações do Centro de Referência do Autismo, que funciona nas dependências da instituição há 8 anos, e  anunciou a liberação de R$ 200 mil, proveniente de emenda parlamentar. A verba irá beneficiar instituições entre as quais está a Apape.

“Estaremos entregando para algumas instituições na sexta-feira o cheque simbólico dessa verba que poderá ser usado para custeio, usado da maneira que for melhor para cada uma e para os seus assistidos”, declarou Wladimir Garotinho. O prefeito estava acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, de secretários, vereadores e demais autoridades.

O prefeito também reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pela Apape para pessoas com deficiência mental, física, intelectual e sensorial e seus familiares. Ele relatou que, por mais de 20 anos, as pessoas passavam pelo local viam aquele terreno cheio de mato e sem utilidade nenhuma, apesar de ter sido cedido para outra instituição, mas nada foi feito ali.

“Todos viam esse espaço cercado, sem ser utilizado e aqui ao lado tantas crianças sendo atendidas, beneficiadas, precisando de mais espaço e tantas outras crianças que agora vão poder, com expansão, ter seu tratamento com dignidade e acolhimento por toda equipe da Apape”, destacou Wladimir, acrescentando: “sempre digo que aqui não tem funcionários. Aqui tem anjos enviados por Deus para tomar conta de crianças especiais, para tomar conta de outros anjos que Deus enviou para essa terra”, completou.

O terreno, usado para ampliação das ações da APAPE, foi cedido pelo município por força da Lei 9.135/22, sancionada em 19 de abril, está localizado entre as ruas Saldanha Marinho e João Guimarães. De acordo com a presidente da Apape, Naira Peçanha, no espaço haverá oferta de ecoterapia, hidroterapia sensorial, quadra para jogos e oficinas e um bosque com plantas sensoriais para estímulo das habilidades dos assistidos. Também serão construídas salas mediadoras. “Já vamos iniciar a obra do muro e, em seguida, oferecer a ecoterapia e ampliar as atividades lúdicas”, disse Naira.

Atualmente, a Apape atende a 389 usuários com deficiência e suas famílias, dos quais 221 são portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA). “Estamos vivendo hoje um momento singular e quero dizer para vocês que nossa luta vem de muito tempo. Quero dizer também que o prefeito se empenhou e que no início de 2022 o quinto projeto de lei foi para cessão desse bem público para ampliar os serviços da Apape e, por isso, nosso coração se enche de alegria. Esse é um governo que faz e cuida dos mais necessitados”, disse.

O secretário Paulo Hirano destacou que o governo Wladimir tem um caminho a construir em relação à assistência às pessoas, ao cuidar e olhar para as pessoas e, dentro desse processo está o segmento daqueles que têm necessidades especiais. “O prefeito tem um olhar muito direto para isso e pede a todos seus secretários que busquem alternativas, soluções para essas dificuldades que acontecem nesse seguimento assistencial. Então todos estamos trabalhando para buscar soluções dentro dessas instituições que prestem serviços que cuidem das pessoas. Hoje é um dia de festa à Apape por conta do seu aniversário e ao mesmo tempo, comemorando esse período longo de assistência que vai sendo blindado com uma área extensa que vai permitir a ampliação, a construção de um espaço mais adequado com todos os aparelhos necessários no cuidado dessas pessoas. Cuidado multidisciplinar, transdisciplinar para poder atender da melhor maneira e amenizar o sofrimento que normalmente acontece nesses casos”, disse.

Rodrigo Carvalho, que é secretário de Desenvolvimento Humano e Social, presente ao evento, ressaltou a importância do trabalho complementar ao do poder público que as intuições prestam à sociedade. “O poder público não consegue chegar a todos os lugares, então instituições como Apape, Ape, Apoe nos dão muita segurança no porte do dinheiro público, pois sabemos que é bem executado e o dinheiro público chega onde tem que chegar. Ficamos muito felizes com isso e o lançamento da pedra fundamental vem de encontro disse, demonstrando a proatividade, boa vontade e espírito de luta da Naira aqui na Apape”, disse o secretário.

“Campos está se tornado uma cidade mais inclusiva”, declarou o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Fabiano de Paula.

Também participaram do evento o pastor Sando Reis, os vereadores Marcos Elias, Marcione da Farmácia, Leon Gomes, o secretário de Comunicação Sérgio Cunha, a presidente da Fibiex—Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Rio de Janeiro, Kátia Vasques, o subprocurador geral, Gabriel Rangel, representantes Igreja Batista do Flamboyant, entre outras autoridades.

A programação de aniversário continua às 17h com a 1ª Mostra de Neurodiversidade e às 18h com Noite Musical com talentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp