30/06/2022 às 11h53min - Atualizada em 30/06/2022 às 11h53min
Campos: Vigilância faz ação em Ururaí para legalizar estabelecimentos
- Redação
Antecipando a 4ª edição do Prefeitura em Ação deste ano, que acontece no sábado (02), em Ururaí, o Departamento de Vigilância Sanitária (VISA) realizou inspeção em três academias do distrito nesta quarta-feira (29). Dos locais inspecionados, todos estavam sem a licença para funcionamento e receberam o Termo de Intimação (TI) para se adequarem.
No mesmo dia, os fiscais do VISA inspecionaram 16 estabelecimentos do ramo de alimentos, dos quais apenas um estava com a licença validada. Outros dois foram fechados definitivamente; um fechado temporariamente e 12 orientados, sendo quatro para sair da ilegalidade e requerer licença, quatro com TI para adequações e quatro com pequenas orientações.
O TI é um documento lavrado em três vias para conceder prazo para correção de não-conformidades de baixo e médio risco sanitário, cujo grau risco cabe as autoridades sanitárias avaliar.
A assessora chefe do VISA, Vera Cardoso de Melo, informou que a ação é justamente para legalizar esses estabelecimentos. “A gente intimou algumas pessoas e explicamos como elas podem fazer para sair da ilegalidade. Na parte de saúde, nós não tínhamos nenhum consultório médico, nem odontológico, nem farmácia e academia cadastrados. Começamos hoje (29) e daremos continuidade amanhã (quinta-feira).
Para Vera, o mais importante da ação desta quarta foi constatar que praticamente todos os produtos dos quiosques, que ficam à margem da BR-101, possuíam o Selo de Inspeção Municipal (SIM).
“É importante lembrar que esses quiosques, há um ano, estavam todos ilegais e vendiam produtos, entre queijos e mel, de origem desconhecida. Hoje, os produtos de todas as bancas estavam com o SIM. Isso é bem legal, porque não só os consumidores ficam mais seguros, como também os produtores campistas, podem colocar seus produtos ali”, mencionou.
Além do VISA, a 4ª edição deste ano do Prefeitura em Ação, contará com diversos serviços na área da saúde. Equipes do Departamento de Enfermagem, Departamento de Odontologia e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, estarão presentes no evento, que será realizado na Escola Municipal João Borges Barreto, das 9h às 13h.