22/06/2022 às 15h16min - Atualizada em 22/06/2022 às 15h16min
Secretaria de Educação vai informatizar processos administrativos e educacionais
Um edital de chamamento público será aberto em algumas semanas. De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Feres, o i-Educar é um software livre e público de gestão escolar, totalmente on-line
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia está mais perto do que nunca de promover a informatização dos processos administrativos e educacionais em toda a rede municipal de ensino. Para isso, vai implantar, a partir do segundo semestre deste ano, o Sistema i-educar, visando atender os módulos de matrícula, merenda e almoxarifado, por exemplo, e o SUAP, visando atender os módulos gestão de pessoas, documentos e processos eletrônicos, entre outros.
De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Feres, o i-Educar é um software livre e público de gestão escolar, totalmente on-line, que torna mais fácil e prática a gestão dos processos das escolas, matrículas e dados de alunos. “Com ele, é possível, por exemplo, fazer o controle de veículos, motoristas, rotas, itinerários, emissão de carteirinha e controle de usuários do transporte. Também é possível fazer o gerenciamento de alocações, afastamentos, substituições, faltas e atrasos, oferecendo uma visão integrada de todos os profissionais”, explicou.
Já o SUAP é o Sistema Unificado de Administração Pública, que será implantado em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, para informatizar todos os processos educacionais, sendo possível ler, tratar e planificar informações com mais eficácia, acessar e manusear com mais rapidez, acompanhar os dados gerenciais de matrícula e lotação, oferecendo aos alunos, professores e familiares mais conforto e comodidade no acesso à informação.
O subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães, informou que a medida vai garantir a melhoria da qualidade do atendimento não somente na sede da Secretaria, mas também nas 234 unidades escolares. Ele adiantou que todo o processo vai acontecer em parceria com os auxiliares de secretaria da rede municipal de ensino. Ele promoveu reunião com esse grupo de servidores, na segunda-feira (20), para tratar do assunto.
“Vamos publicar, em breve, um edital de chamamento público com o objetivo de convidar os auxiliares de secretaria da nossa rede, a participarem do Sistema Virtual de Cadastramento de Interesse em REACT (Regime Especial de Ampliação de Carga Horária Temporária), onde a carga horária será acrescida em mais dez horas semanais, de modo a participarem ativamente da informatização desses processos”, explicou Nilo.