21/06/2022 às 16h21min - Atualizada em 21/06/2022 às 16h21min

Aula de Ritmos do Clube da Terceira Idade promove qualidade de vida

As aulas com o professor de dança Ronaldo Vasconcelos acontecem às sextas-feiras, às 16h, e incluem alongamento e ritmos como salsa, mambo, rumba, chá-chá-chá, forró, samba, entre outros

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A aula de Ritmos do Clube da Terceira Idade, no Parque Tamandaré, vem atraindo apaixonados por dança de diferentes estilos musicais. Na primeira aula, cerca de 40 idosos participaram. Além de movimentar o corpo, a dança também é utilizada para promover qualidade de vida e prevenir doenças, como a depressão, considerado o Mal do Século, que também acomete muitos idosos. As aulas com o professor Ronaldo Vasconcelos são gratuitas e estão sendo realizadas às sextas-feiras, às 16h. As inscrições são gratuitas e feitas no local. 

O espaço é administrado pela Subsecretaria Municipal da Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. As aulas incluem alongamento e ritmos como salsa, mambo, rumba, chá-chá-chá, forró, samba, entre outros. “A dança também contribui para a memória e equilíbrio dos idosos porque, ao trabalhar as marcações e ritmos, estamos trabalhando importantes habilidades”, disse o professor de dança. 

“A prática da dança na Terceira Idade promove benefícios, como o combate ao estresse, o estímulo e a oxigenação do cérebro, o reforço dos músculos e a proteção das articulações, além da melhoria da flexibilidade do equilíbrio e da postura, possibilitando também o convívio social”, explica Ronaldo Vasconcelos.

Professor de dança há 30 anos, Ronaldo Vasconcelos destaca que a dança pode ser utilizada como promotora de qualidade de vida. “Ela ameniza os problemas decorrentes do processo de envelhecimento nos aspectos psicossociais e biológicos. Ela traz benefícios para o corpo e a mente neste processo de envelhecimento”. 

Segundo o professor, a dança também é recomendada por médicos para prevenir e tratar pacientes com depressão. “A dança contribui para prevenir a depressão porque trabalha com corpo e movimento, o lado social, o convívio. É um trabalho diferenciado com vários ritmos e estilos”, informa o professor. 

A subsecretária, Rosilani Tavares, afirma que o Clube da Terceira Idade oferece vários cursos para promover bem-estar e saúde. Entre eles, estão o de canto e coral, artesanato, hidroginástica, fisioterapia e massoterapia. “Idealizamos atividades que promovem o bem-estar físico e mental porque sabemos a importância dessas atividades para os idosos, principalmente com a pandemia, que isolou todos, principalmente os idosos, os primeiros a se isolarem no início da pandemia, em março de 2020, por fazerem parte do grupo de risco”, ressalta Rosilani.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp