21/06/2022 às 16h18min - Atualizada em 21/06/2022 às 16h18min

Saúde promove ação de conscientização no Dia Nacional do Combate à Asma

Evento teve a parceria da equipe do Dentinho Saudável, do Departamento de Odontologia, que falou sobre a importância de se manter uma higiene bucal adequada

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Para marcar o Dia Nacional do Combate à Asma, celebrado nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar), promoveu um trabalho de orientação a respeito dos sintomas e controle das crises.

A ação teve a parceria da equipe do Clube do Dentinho Saudável, do Departamento de Odontologia, que falou sobre a importância de se manter uma higiene bucal adequada.

Uma das supervisoras do Dentinho Saudável, Conceição Luísa Tavares, explicou que uma correta higienização da boca e o uso de fio dental nas rotinas diárias são fundamentais para a prevenção de doenças. Segundo ela, pessoas com problemas respiratórios devem redobrar a atenção quanto aos cuidados com a saúde bucal.

A assistente social do Proapar, Mariza Alves Ferreira, considera positiva a parceria com o Dentinho Saudável. “A equipe está sempre presente quando fazemos alguma ação. As crianças se divertem ao mesmo tempo em que aprendem a cuidar dos dentes”, disse ela, ressaltando que o programa atende atualmente 4.441 pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes. Cerca de 80% dos pacientes são crianças, segundo Mariza.

Para integrar o programa, ela afirmou que a pessoa precisa de encaminhamento médico do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovando que é portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPCO), que é uma inflamação nos pulmões causada por doenças respiratórias, como bronquite, asma ou enfisema pulmonar.

“Chegando aqui com o encaminhamento, que pode ser de uma unidade de saúde da rede pública, logo agendamos a consulta. Nossa assistência visa reduzir as taxas de hospitalização, melhorando a qualidade de vida das pessoas com asma e rinite”, disse Mariza. O programa conta com dois pneumologistas e dois alergistas.

Sophia, de 6 anos, é paciente do Proapar. A mãe Mayara Barreto de Souza, 29 anos, contou que descobriu que a filha tem asma quando a mesma tinha 2 anos de idade. “Depois que ela passou a ser atendida pelos profissionais do programa, as crises melhoraram bastante. Antes, ela vivia nas emergências dos hospitais”. O Proapar funciona na sede da secretaria de Saúde, à Rua Voluntários da Pátria, 161/165.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90