20/06/2022 às 17h07min - Atualizada em 20/06/2022 às 17h07min

Setor produtivo animado com os investimentos na Bacia de Campos

O seminário promovido pela Ompetro reuniu diretores da Petrobras, sociedade civil organizada, além de prefeitos e secretários dos municípios da região

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A primeira etapa do seminário “Plano de Desenvolvimento e Investimento na Bacia de Campos para os próximos quatro anos”, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), deixou os participantes animados com os projetos apresentados pelo gerente executivo de Águas Profundas da Bacia de Campos, César Cunha. Ele informou os investimentos que estão sendo realizados, garantindo uma sobrevida de, no mínimo, 20 anos. O secretário municipal de Petróleo, Energia e Inovação e secretário executivo da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo da Bacia de Campos (Ompetro), Marcelo Neves, representou o prefeito e presidente da Organização, Wladimir Garotinho.

Para Marcelo Neves, o evento é inovador e mostra a importância da Bacia de Campos para a empresa petrolífera. “A Bacia de Campos já representou mais de 80% da produção nacional de petróleo e é pioneira na tecnologia de águas profundas e ultra profundas. A presença da Petrobrás hoje aqui representa a importância da Bacia de Campos no cenário nacional. Foi mostrado que os investimentos continuam sendo feitos, e que temos décadas à frente da produção de petróleo na nossa bacia”.

O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, ficou satisfeito em ter a oportunidade de acompanhar a prestação de contas e projetos futuros da empresa. “O evento foi bastante proveitoso para fazermos um acompanhamento de perto dos investimentos realizados pela Petrobras. Além disso, verificamos o quanto a Bacia de Campos, mesmo após 40 anos de exploração, continua e continuará sendo fundamental nos planos da companhia, assim como para as multinacionais estrangeiras e as empresas de menor porte que cada vez mais estão investindo em nossa região”, disse.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Edvar Chagas Júnior, disse que a vinda de César Cunha ao município mostra que a região virou novamente um canal de investimentos. “Sou de uma época em que toda perspectiva de trabalho e de crescimento profissional era com a Petrobrás e isso volta a ser sinalizado. Representa crescimento e desenvolvimento para nossa cidade. Precisamos muito disso. Essa reunião realizada pela Ompetro é um alento para nossa região”.

Os investimentos apresentados durante o seminário mostraram perspectivas de novos tempos para a classe trabalhista. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Região Norte e Noroeste Fluminense, João Paulo da Costa Cunha, ficou satisfeito com o que ouviu. “É importante esclarecer os investimentos na área do gás e petróleo, tendo em vista que estamos tendo uma retomada do setor. Tivemos momentos difíceis com a crise do petróleo, e posteriormente com a pandemia. É de extrema necessidade a Petrobras vir trazer as informações dos novos investimentos. A realidade é que nós, da indústria metal mecânica, prestamos serviços para as empresas que atuam diretamente na exploração do petróleo. Diante o crescimento nessa exploração, a demanda de serviço tende a aumentar, gerar emprego, renda e fomentar a economia. É isso que precisamos nesse momento de retomada”, diz o sindicalista.

Para Leonardo Abreu, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), a região continua sendo promissora. “O que eles passaram para nós, é de grande importância, vamos continuar tendo essa produção de petróleo e até aumentar a mesma. Na verdade, não imaginávamos o tamanho destes recursos para a nossa região. Temos mais algumas décadas com garantia de bons empregos, boas formações de técnicos, garantindo também o crescimento da economia na região”, relata.

O diretor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Azevedo, falou da importância da instituição de ensino que desde a década de 70 forma profissionais voltados para o trabalho em plataforma e a importância que a empresa de petróleo tem na região. Além de representantes da sociedade civil organizada, participaram, ainda, da abertura do evento o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gildate, o vice-prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Otávio Amaral, além de secretários municipais de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Quissamã.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90