19/06/2022 às 17h43min - Atualizada em 19/06/2022 às 17h43min

Programa Estadual de Transplante realiza mais uma captação de órgãos em Campos

Três pessoas que aguardam na fila por um órgão serão beneficiadas com o fígado e as córneas

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Mais uma captação de órgãos foi realizada com sucesso em Campos. Apesar da dor da perda, a família de uma mulher de 55 anos, que reside no Parque Saraiva, decidiu pela doação dos órgãos, beneficiando três pessoas que aguardavam na fila por um fígado e pelas córneas.

O procedimento foi feito pela equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET), no Hospital Ferreira Machado (HFM), neste final de semana. Somente neste ano foram realizadas cinco captações, que resultaram na doação de seis córneas, quatro fígados, dois rins, pele, tendões e ossos.

Segundo o psicólogo da equipe do NF Transplantes, que funciona no HFM, Luiz Cosmelli, a doadora foi vítima de um Acidente Vascular Encefálico (ACE) isquêmico. Ele disse que a doação foi autorizada pelos três filhos e uma irmã da vítima. 

A iniciativa levou a equipe do NF Transplantes a mobilizar, mais uma vez, a equipe do Programa Estadual de Transplantes, que veio do Rio de Janeiro para a captação. 

Nos últimos anos, de acordo com Luiz Cosmelli, a conscientização das famílias em relação à doação de órgãos, de parentes que tiveram morte encefálica, vem aumentando. "Eles transformam um momento de dor num ato de amor. Gesto que devolve qualidade de vida a pacientes que estão na fila estadual de receptores", ressaltou.

Em 2021, a equipe do NF- Transplantes realizou a captação de 16 rins, 10 córneas e seis fígados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp