A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou trabalho semelhante ao de escravo em uma fazenda fora da rodovia, localizada em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. O fato aconteceu na quarta-feira (05).
Através de informação pelo canal de denúncia de um trabalhador rural relatando práticas de exploração de trabalhadores em condições análogas às de escravo em canaviais, em São Francisco de Itabapoana, os policiais do Núcleo de Operações Especiais (NOE/RJ), em apoio aos auditores fiscais do trabalho da Secretaria de Previdência e Trabalho, realizaram uma operação no local.
Ao chegarem na fazenda, foram flagrados trabalhadores utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) em desacordo com a legislação vigente, ausência de locais próprios para refeições e falta de banheiro compatível com a quantidade de trabalhadores. Em seguida, as equipes visitaram os alojamentos e encontraram condições precárias de habitação.
Feito contato com o responsável pela empresa cooptadora dos trabalhadores, foi dado um prazo para resolução das irregularidades encontradas, além das multas cabíveis.