17/06/2022 às 19h23min - Atualizada em 17/06/2022 às 19h23min

Recomendação do uso de máscara é aprovada pela maioria da população campista

Medida visa diminuir a circulação do vírus da Covid-19 e de outros vírus causadores de doenças respiratórias, principalmente, em crianças

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A recomendação da Prefeitura pelo uso de máscara facial em ambientes fechados, foi aprovada pela maioria dos campistas, principalmente, pais de crianças pequenas. Para as irmãs, Maria Vitória, 14 anos, e Maria Valentina, 12 anos, a medida não provocou mudanças na rotina, em especial na escola, já que, mesmo com o fim da obrigatoriedade, elas continuaram usando o equipamento de proteção individual.

“O álcool em gel também não sai das nossas bolsas. Ficamos incomodadas quando vemos alunos sem máscara dentro da escola”, disseram as irmãs.

O farmacêutico Rodrigo Pessanha, 36 anos, pai da pequena Luna, 5 anos, disse que, após a recomendação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pelo uso da máscara, ele fez com que a filha voltasse a usar a proteção, tanto na escola como nas idas ao shopping center. “Acho a medida válida. Sem máscara, o risco de contrair alguma doença respiratória aumenta”, disse.

O médico infectologista Rodrigo Carneiro, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), da secretaria de Saúde, explicou que a máscara não protege apenas contra a Covid-19, mas outras infecções respiratórias.

Por isso, segundo o médico, o uso está sendo fortemente recomendado em ambientes fechados públicos e privados, como escolas, universidades, veículos de transporte coletivo, seja escolar, por aplicativo, táxis e similares, nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Comunidades Terapêuticas e Serviços Residenciais Terapêuticos, além de teatros, cinemas e academias.

Outro pai, o professor Cláudio Cabral, 38 anos, também é favorável ao uso da máscara. Cláudio contou que a filha Maria Laura, de 8 anos, não gosta de usar a proteção, mas, como a pandemia não acabou, ele conseguiu convencê-la do contrário. “Protege ela e a nós também”.

Rodrigo Carneiro disse que a recomendação pelo uso da máscara, publicada por meio do decreto 307/2022, na segunda-feira (13), se tornou necessária devido ao aumento nos casos confirmados de infecção pelo coronavírus, principalmente em adultos. “Além da máscara, as pessoas devem continuar lavando as mãos e manter o distanciamento social”, afirmou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90