17/06/2022 às 19h18min - Atualizada em 17/06/2022 às 19h18min

Conselheiros Tutelares de Campos participaram de curso de capacitação no MPRJ

O evento aconteceu sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e discutiu políticas públicas para crianças e adolescentes

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Dez conselheiros tutelares de Campos participaram essa semana do Seminário “Desafios para o sistema de garantias de direitos de crianças e adolescente na atualidade: o direito fundamental à convivência familiar e comunitária em debate”, realizado no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa do seminário foi do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERB) e do CAO Infância e Juventude - MPRJ.

O evento teve como objetivo discutir políticas públicas, além do papel dos conselheiros tutelares na garantia desses direitos. A programação contou com mesas redondas e exposições. Em debate houve explanações sobre serviço de Família Acolhedora; Serviço de Acolhimento Institucional; Crianças e Adolescentes na Internet; Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência.

O conselheiro tutelar, José Jorge Muniz, classificou a ação como muito importante para o município e, também, para o Conselho Tutelar. “Foi um dia de muita aprendizagem e conhecimento, onde os palestrantes abordaram temas importantes como a escuta especializada, além de depoimento especial de crianças e adolescentes, famílias acolhedoras, entre outros. E, também, estratégias para garantir os direitos de crianças e adolescentes no contexto de pandemia, entre outras ações”, informou.

A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) – os conselhos tutelares são vinculados administrativamente ao órgão - vem apoiando os Conselhos, incentivando ações e participações em eventos como este. O presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, declarou que é necessária essa participação.

“Sabemos da importância do Conselho Tutelar para os nossos munícipes e temos como objetivo cuidar de pessoas e, por isso, nada melhor que, além de proporcionar qualidade de trabalho com diversos equipamentos, também buscarmos oferecer aos profissionais oportunidade de cursos de capacitação, seminários, entre outros, para que possam ainda mais debater sobre os direitos das crianças e adolescentes”, frisou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp