15/06/2022 às 15h38min - Atualizada em 15/06/2022 às 15h38min
Campos: Cadastrados no Balcão de Emprego são encaminhados ao mercado de trabalho
Marcelo Chagas, 51 anos, estava desempregado e, através do Balcão de Emprego, hoje, está trabalhando em uma grande empresa que chegou a Campos no ano passado
A partir do banco de dados do Espaço da Oportunidade (Balcão de Emprego), da Subsecretaria de Qualificação e Emprego, candidatos em busca de atividade profissional são cadastrados nos órgãos e encaminhados ao mercado de trabalho. Um deles é Marcelo Chagas, 51 anos, que estava desempregado e, por meio do Balcão de Emprego, foi contratado e atualmente trabalhando em uma grande empresa que chegou a Campos no ano passado. A subsecretaria é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Campos segue no topo da geração de empregos com carteira assinada no Norte e Noroeste Fluminense. No mês de abril, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged) registrou 3.239 novas contratações, obtendo um saldo positivo de 1.093 vagas, dados que são reflexo da contratação em virtude da safra da cana-de-açúcar. Diante a folha de pagamento, a Prefeitura de Campos vem injetando, por mês, mais de R$ 100 milhões que têm movimentado a economia e contribuído para geração e manutenção de empregos em vários setores, como o comércio, por exemplo.
Marcelo explicou como chegou até o Balcão de Emprego da Prefeitura, que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira. “Minha cunhada me orientou a buscar o Balcão de Emprego. Fui lá, deixei o currículo, até que me ligaram e agendaram um horário para entrevista. Fui aprovado e estou muito alegre porque estou trabalhando em uma grande empresa”, informa.
“O Balcão de Emprego é um espaço muito importante para a população de Campos, pois encaminha e direciona as pessoas de acordo com seu perfil de trabalho. Hoje tenho carteira assinada e isso me deixa mais feliz, tranquilo e seguro. Vocês, que se encontram desempregados, tenham a mesma atitude: Vá ao Balcão de Emprego porque, tenho certeza, que vão colocar vocês no mercado de trabalho a qualquer momento”, reforça Marcelo.
A Subsecretaria de Qualificação e Emprego segue encaminhando trabalhadores para o mercado de trabalho, de acordo com o perfil e qualificação de cada um. Diariamente, ofertas de trabalho são oferecidas e empresas também procuram o órgão em busca de mão-de-obra especializada.
A orientação do órgão é que, uma vez cadastrados, os candidatos mantenham os telefones atualizados e estejam atentos às chamadas para não perder as oportunidades que surgem. “Também é importante que os currículos estejam atualizados”, afirma a subsecretária Joyce Lessa, lembrando que a subsecretaria possui uma profissional de Recursos Humanos.