14/06/2022 às 19h03min - Atualizada em 14/06/2022 às 19h03min
Famílias referenciadas pelo CRAS de Travessão também recebem o Cartão Goitacá
Foram entregues 114 cartões. A entrega foi feita pela coordenadora do programa, Marcelia Cardoso, acompanhada pela equipe técnica do programa e do CRAS
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou na manhã desta terça-feira (14) mais uma entrega do Cartão Goitacá. Foram beneficiadas 114 famílias referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Travessão. O evento aconteceu na Vila Olímpica do distrito.
A entrega foi feita pela coordenadora do programa, Marcelia Cardoso, acompanhada pela equipe técnica do programa e do CRAS. “Em nome do prefeito Wladimir Garotinho e do secretário, Rodrigo Carvalho, estamos entregando uma lei, aprovada pela Câmara de Vereadores, transformada no cartão, para os usuários do CRAS de Travessão. O governo está garantindo o direito para a população de forma técnica. Quero informar que, nos próximos meses, mais pessoas serão inseridas e não precisam dormir nas filas”, alertou a assistente social.
Moradora do KM 15, Nataliele Felix, mãe de três filhos, comemorou o recebimento do cartão. “Ele vai ajudar bastante. Sou mãe solteira e o cartão chegou em ótima hora. Vou comprar biscoito, leite, poder variar um pouco a comida para as crianças. O desemprego afetou demais e, graças a Deus, existe o cartão”.
A dona de casa, Maria das Graças Joaquim de Freitas, 58 anos, ressaltou a importância do cartão para sanar a falta de alimentação. “Às vezes falta comida em casa e hoje temos a certeza que não vai faltar mais. Estou muito satisfeita, pois recebo o Bolsa Família e, infelizmente, não estava dando para pagar as despesas e o cartão vai ajudar alimentar eu, meus filhos e meu marido, que está com problemas de saúde”.
- Vou comprar arroz, feijão, uma carne. O básico já está garantido. As vezes a gente não tem dinheiro para comprar comida. Tem dias que tem e outros que não. Agradeço a Deus por termos um governo que olha por nós – disse a dona de casa, Creide Barroso, 49 anos, moradora de Travessão.
O Cartão Goitacá foi lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social no dia 31 de maio. Serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição, idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.
Os beneficiários são acompanhados pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
E, ainda, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.