10/06/2022 às 11h21min - Atualizada em 10/06/2022 às 11h21min

São Francisco de Itabapoana inicia projeto de libras na rede de ensino

Jornal Aurora - Redação
PMSFI
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de São Francisco de Itabapoana (SFI) iniciou nesta semana o projeto “Libras, além da inclusão dos estudantes surdos”. O objetivo é incluir de maneira comunicacional os estudantes surdos e ouvintes.

A coordenadora do setor Multidisciplinar da Smec, Priscila Ornelas, explicou que, neste primeiro momento, duas turmas são contempladas pela iniciativa — uma na Escola Municipal João Batista de Almeida, em Sossego, e outra na Escola Municipal Décio Machado, em Barra do Itabapoana.

“Nelas nós temos estudantes surdos. Sendo assim, para difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e reduzir as barreiras de comunicação através de uma comunicação funcional, vamos promover aulas expositivas e práticas de 50 min, quinzenalmente”, explicou.

A aprendizagem é de responsabilidade de Cintia Ingrid, que é surda, e Lucas Vilaça. Ambos são pedagogos e professores de Libras. Eles compõem a Equipe Multidisciplinar da Smec.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, destacou que o projeto vai promover a inserção dos estudantes surdos nas classes regulares, como também de mediadores e intérpretes. “Estamos atuando para promover a transição da educação de surdos no município para modalidade bilíngue, como prevê a legislação brasileira, sobretudo, a lei 14.191, de 2021, que alterou Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, finalizou.  





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90