09/06/2022 às 16h33min - Atualizada em 09/06/2022 às 16h33min

Acordo entre Prefeitura de Campos e Asflucan garante a limpeza dos canais do município

- Redação
Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, firmado na gestão do prefeito Wladimir Garotinho, a Defesa Civil e a Associação Norte Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) estão realizando a limpeza dos canais do município, com o intuito de sanar antigos problemas de alagamentos que causam transtornos à população e também de melhorar a qualidade da água utilizada pelos produtores rurais para irrigar as plantações. Dividido em etapas, o trabalho, que conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, agora está concentrado no Canal do Saco, na altura do bairro Julião Nogueira.

Moradora do bairro há 20 anos, a aposentada Edilce Luiz Bernardo, de 73 anos, contou que durante todo esse tempo o canal foi limpo apenas duas vezes. “A sujeira do canal é um grande problema para nós. Toda vez que chove, a gente sofre com alagamento, porque a água não tem para onde escoar e fica acumulada na porta das nossas casas. Ver que estão trabalhando por nós enche o meu coração de alegria, porque durante muito tempo fomos esquecidos aqui”, compartilhou a aposentada.

A limpeza do Canal do Saco foi iniciada na última quarta-feira (08) e deve seguir por até 40 dias. Concluída esta etapa do trabalho, toda área compreendida entre o Parque Esplanada e Ururaí será beneficiada.

O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, pontuou que a união de forças é fundamental para assegurar o resultado do trabalho. “Sem a parceria com a Asflucan seria inviável realizarmos este trabalho. O conhecimento técnico deles e a disponibilização das máquinas necessárias são essenciais para o planejamento e também para a execução das ações”, reconheceu.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, pontuou que a limpeza do Canal do Saco, além de permitir o melhor escoamento das águas pluviais, refletirá ainda na qualidade da água que chega até a Lagoa Feia.

“A limpeza e a manutenção dos canais é um desafio enorme. O município assumiu esta responsabilidade para si por entender a importância do trabalho e para toda a cidade. Os produtores rurais precisam de água de qualidade para irrigar suas plantações e dar de beber aos animais. O assoreamento dos canais impacta muito negativamente na atividade agrícola. O trabalho que vem sendo realizado é de extrema importância”, avaliou Almy.

O presidente da Aslfucan, Tito Inojosa, complementou dizendo que “tudo na agricultura gira em torno da água: tanto na quantidade, como na qualidade”. Ele ainda lembrou que muitos produtores rurais perderam plantações inteiras, seja por conta de falta de água, salinização ou mesmo por ficarem inundadas.

“Estamos trabalhando de forma estratégica, planejando as ações de acordo com a necessidade, realizando a limpeza onde realmente há necessidade, onde sabemos que o trabalho trará resultado para a população e para os produtores rurais”, finalizou Inojosa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90