Dia 11 de junho é comemorado em Campos, o Dia Municipal Quilombola, aprovado na Lei 8840/18. Para celebrar a importância dessa data, a Câmara de Vereadores de Campos vai receber, do dia 07 ao dia 13 de junho, uma exposição com fotos dos sete quilombos do município, em seu foyer.
No dia 13 de junho, haverá ainda um coquetel, reafirmando a importância da contribuição e identidade quilombola do município e, no dia 14, ás 10h, uma moção de aplausos aos nossos quilombolas, pela contribuição e resistência em nossa cidade.
A mostra pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas do nosso município e incentivar o diálogo entre as comunidades afrodescendentes de cada região, dando visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, além do reconhecimento e participação social dos quilombos em nossa sociedade.
As fotografias foram realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense – IDANNF, pelos próprios comunitários e por Erica Meris, quilombola de Custodópolis.
Segundo Lucimara Muniz, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense - IDANNF e Vice-Presidente da Associação Quilombola do Estado do Rio de Janeiro. ''cada vez mais temos que buscar fazer com que as Comunidades Quilombolas tenham maior visibilidade. Continuamos pautando que as ações aconteçam de fato tanto na educação, quanto no social e na saúde, que são os pilares entre outras para que a política pública aconteça", explicou.