No Hospital Ferreira Machado (HFM), 100% dos pacientes recebem sua primeira avaliação nutricional nas primeiras 12 horas de internação, o que garante um cuidado personalizado e específico de acordo com a patologia e o estado nutricional em que se encontra.
A coordenadora do Setor de Nutrição da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Michele Pereira, menciona que no hospital há 15 nutricionistas clínicas que realizam a assistência de cada paciente, garantindo a recuperação nutricional de todos. “Por meio do primeiro contato com o paciente, uma avaliação é realizada e, com práticas pautadas nas particularidades de cada um, conseguimos garantir que o estado nutricional não seja prejudicado, possibilitando a manutenção e recuperação máxima de atividades diárias do paciente”, comentou.
Já a nutricionista Denize Teller, que trabalha há 20 anos no HFM, relata que o atendimento nutricional no hospital é bem qualificado. “O trabalho no HFM é diferenciado, todos os nutricionistas que trabalham aqui se comprometem de verdade com a terapia nutricional, não é algo feito mecanicamente. Estudamos o caso do paciente, pensamos na alimentação adequada, pensamos em tudo aquilo que pode melhorar o estado nutricional do paciente, visando que a alta aconteça sem intercorrências”, relatou.
Ação em conjunto – O trabalho do nutricionista vai muito além do preparo de dietas e cardápios, ele é responsável por todo controle de qualidade de alimentos, da cozinha, do lactário, da equipe, do monitoramento do estado nutricional e do cuidado personalizado para que tudo que é produzido chegue com qualidade e segurança ao paciente.
O nutricionista é o responsável por fazer com que os pacientes recebam todos os nutrientes necessários no organismo e no ambiente hospitalar, o nutricionista trabalha com uma equipe multiprofissional que conta com médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, todos com mesmo foco, a recuperação dos pacientes.