Vacinação itinerante, verificação da situação vacinal, saúde auditiva, orientação nutricional para profissionais da educação, orientação contra obesidade infantil, projeto de saúde mental para profissionais, testagem itinerante contra covid-19. Essas são algumas das atividades que o Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolve nas unidades escolares da rede municipal de ensino. De acordo com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, nesta semana o trabalho começou na Creche Escola Parque Imperial com a verificação da situação vacinal, em parceria com o curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal Fluminense (IFF).
“Nesta segunda-feira (6), outras escolas e creches foram contempladas com diferentes serviços. Na terça-feira (7), o trabalho avança para a Escola Municipal Sagrada Família, Creche Parque Guarus e Escola Alayr Bernardes Pereira, dentre outras ações”, informou o secretário.
Na semana passada, o PSE atuou na vacinação contra a Influenza, na Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct), quando foram imunizados 78 profissionais da Educação. De maio até o último dia 1º de junho foram aplicadas 649 doses da vacina contra gripe somente na sede da Secretaria. Na próxima quarta-feira (8), as equipes voltam à Secretaria para mais uma etapa de vacinação contra a Influenza. A testagem dos profissionais de Educação contra covid-19 também segue acontecendo, mediante agendamento.
O Coordenador do PSE, João Paulo Oliveira, explica que o programa conta atualmente com 25 profissionais da área da saúde e da educação, além de parcerias desenvolvidas com algumas universidades do município. O PSE é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, que tem como objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica. Ele foi implantado no município em 2009, passando em 2017 por uma reestruturação.
“O PSE intersetorial emerge no âmbito local como estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas públicas de saúde e de educação tendo como objetivo: a contribuição para a formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos estudantes da rede pública de ensino básico, mediante ações integradas e articuladas entre as unidades escolares e as equipes da rede básica de saúde”, finaliza João.
CONFIRA O CRONOGRAMA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
SEMANA 06/06/ até 10/06
SEGUNDA 06/06
VERIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO VACINAL -Parceria com o Curso Técnico de Enfermagem do IFF Campus Guarus – C.E Parque Imperial - 09 Horas.
VACINAÇÃO DE ROTINA NAS ESCOLAS – E.M Professor Walter Siqueira 10h – 15h.
VACINAÇÃO ITINERANTE NAS ESCOLAS (COVID-19) – E.M Leopoldino Maria 10 h.
SAÚDE AUDITIVA– Projeto Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagens (parceria com o curso de Fonoaudiologia do UNIFLU) – E.M. 29 de Maio – 09:30 Horas -Turno da manhã/ 14 Horas -Turno da tarde.