Hoje é o Dia Mundial da Bicicleta. A data foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 12 de abril de 2018, como um dia oficial de conscientização sobre os vários benefícios sociais de usar o veículo que, a cada dia que passa, ganha mais adeptos. E pensando nos ciclistas, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) destaca a importante inserção da bicicleta no planejamento urbano, uma vez que o equipamento, além de oferecer inúmeros benefícios ao corpo humano, contribui para um trânsito mais acessível.
A nova gestão do IMTT encontrou o município com cerca de 40 quilômetros de malha cicloviária, que é composta por ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota e calçada compartilhada. Após a inversão dos sentidos das ruas na área central (Goitacazes, Marechal Floriano e Rui Barbosa) – que compõem o Corredor Norte-Sul – a malha cicloviária foi ampliada para 51 quilômetros. A rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), após as obras de recapeamento asfáltico, ganhará três quilômetros de ciclofaixa.
Do total da malha cicloviária de Campos, destaque para a Ciclovia Patesko, que corta a Avenida 28 de Março, totalizando 5 quilômetros e 623 metros. Toda a estrutura está passando por obras de reestruturação, que irá favorecer o tráfego de bicicletas. A maior ciclovia do município foi construída na Avenida Arthur Bernardes, totalizando 7 quilômetros.
“Todo este processo de recuperação e ampliação da malha cicloviária do município significa ofertar mais segurança aos ciclistas e garantir uma melhor mobilidade urbana, uma vez que Campos possui uma particularidade de uma alta frequência semanal de utilização de bicicleta, segundo informou a Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, divulgada em março deste ano. Isto prova que atualmente a bicicleta se tornou muito mais que um meio de locomoção, mas uma promoção da saúde e lazer. Continuaremos com ações educativas sobre a importância do uso da bicicleta e ampliando cada vez mais espaços para que os ciclistas possam trafegar com total segurança”, ressaltou o presidente do IMTT, Nelson Godá.
DIA MUNDIAL DA BICICLETA – Em 2018, o dia 3 de junho foi aprovado como o Dia Mundial da Bicicleta pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia foi um consenso entre 193 países, que determinaram que a bicicleta é um meio de transporte com diversas características excelentes: simples, acessível, sustentável e limpa, ela contribui para a economia, o corpo humano e a mobilidade urbana.
Além disso, o Dia Mundial da Bicicleta foi aprovado por participar de dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: “tornar as cidades e assentamentos seguros inclusivos, resilientes e sustentáveis” e “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.