03/06/2022 às 09h13min - Atualizada em 03/06/2022 às 09h13min

​Campos será referência em cirurgias ortopédicas na 3ª etapa do Mutirão da Saúde

Jornal Aurora - Redação
PMCG
“É muito bom ver o município de Campos se projetando de novo como referência em saúde e as pessoas voltando a confiar que vai dar certo. Isso é o que importa e eu só tenho a agradecer à equipe da Secretaria de Saúde, aos hospitais contratualizados, parceiros do município, porque é importante reconhecer os avanços que a cidade tem e eu não conseguiria fazer isso se não tivesse o apoio de vocês”. As palavras são do Prefeito Wladimir Garotinho durante a solenidade de lançamento da terceira etapa do Mutirão da Saúde de cirurgias ortopédicas, nesta quinta-feira (02). 

Ao todo, serão ofertados 14.875 procedimentos para toda região Norte Fluminense. O total de recursos investidos para esse mutirão foi de R$ 7.204.264,48. “A nossa passagem por Brasília rendeu muitos frutos e nós conseguimos, até aqui, nesse um ano e meio, muito recurso externo, principalmente para a área da saúde. A gente conseguiu avançar bastante e tem muita coisa boa para acontecer ainda”, comemorou o prefeito.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, falou que esse mutirão é mais um avanço da ação e assistência total à saúde do município. “Hoje nós estamos iniciando esse mutirão das cirurgias ortopédicas, que estavam represadas e os pacientes aguardando por anos. Então o prefeito Wladimir determinou para que avançássemos nesta área da ortopedia de cirurgias complexas, que são os procedimentos endoscópicos, através do vídeo, em sua grande maioria”.

Hirano comentou que esses procedimentos complexos não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma ampla, somente através dos centros de referências, como o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia (HTO), no Rio de Janeiro que, atualmente, conta com uma fila de espera de 6 mil pacientes. “Aqui nós vamos operar 1.680 pacientes. Isso é inédito e um marco para a cidade, frisou o secretário”.

Além do Hospital Ferreira Machado, que atende continuamente, este mutirão terá a participação dos quatro grandes hospitais contratualizados da cidade. “Vamos cuidar das pessoas que estavam abandonadas em todos os sentidos. E o prefeito está zerando todas essas filas, cujos procedimentos estavam represados por falta de assistência do governo passado. Houve um hiato muito grande na assistência e no cumprimento com as obrigações do município para com os hospitais contratualizados. Com isso, houve um afastamento dessa assistência e que hoje a gente está resgatando em grande estilo com resolutividade”, informou Paulo Hirano.

O subsecretário de Saúde, o ortopedista Marcos Gonçalves, disse que esses pacientes, em sua grande maioria, são trabalhadores com uma vida ativa e que devido a essas lesões ficaram incapacitados de voltar a sua rotina. “O nosso prefeito se sensibilizou com essa questão e eu tenho muito orgulho de está fazendo parte dessa história. De está escrevendo uma página na história da ortopedia de Campos”.

Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e superintendente do Hospital Ferreira Machado (HFM), Arthur Borges, hoje é um dia para comemorar. “Eu acredito que vai ser realmente de grande impacto, não apenas para o poder público, mas principalmente para o paciente, que vai poder voltar a fazer seus movimentos, sua atividade física, voltar a trabalhar e a movimentar a sua vida. É um prazer trabalhar com vocês, eu estou muito satisfeito”.

Também participam da solenidade a primeira-dama do município Tassiana Oliveira, o presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, Jorge Miranda, o diretor geral da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Kleber Glória, o superintendente da Rede de Saúde Pública de Campos, Adelsir Barreto e demais autoridades públicas e políticas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90