01/06/2022 às 14h59min - Atualizada em 01/06/2022 às 14h59min

Campos realiza novo Dia D da vacinação contra o sarampo e a gripe neste sábado

- Redação
Com objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (4), mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Tríplice Viral, que previne contra a gripe e o Sarampo, respectivamente. Os imunizantes estarão disponíveis das 9h às 15h, em 13 salas de vacinação da rede pública de saúde e um extramuro. Devem comparecer aos postos todos os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra a Influenza está disponível para os seguintes grupos: pessoas com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias com e sem comorbidades; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; profissionais da Educação das redes públicas e privadas; pessoas de cinco anos ou mais com comorbidades e deficiências permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, incluído taxistas e permissionários de vans que possuam registro junto ao Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT); portuários; profissionais funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdades e adolescentes em medidas socioeducativas; além Forças Armadas e de segurança e salvamento.

Já a imunização contra o sarampo poderá ser feita em trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades e deficiências. Vale ressaltar que ambas as vacinas, tanto a contra a gripe quanto a contra o sarampo, podem ser administradas no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano chama atenção para que os pais fiquem atentos à vacinação e levem seus filhos para serem vacinados contra a gripe e o sarampo. “É muito importante que os pais ou responsáveis levem os filhos para serem vacinados. Nós estamos com inúmeros postos vacinando as crianças”, ressaltou.

Para receber a vacina crianças sem comorbidades e idosos devem apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina. As pessoas com comorbidades devem apresentar ainda laudo ou outro documento que comprove a condição. Demais grupos, além dos documentos pessoais, devem ainda levar documento que comprove a função profissional, que no caso de taxistas e permissionários de van pode ser o registro junto ao IMTT.

“Não há intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidade, que devem aguardar um período de 14 dias entre as vacinas”, explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.

Primeiro Dia D contra a Influenza e Tríplice Viral

O primeiro dia “D” de vacinação contra a Influenza e Tríplice Viral ocorreu no dia 30 de abril, em diferentes pontos da cidade. Na ocasião, a vacina foi aplicada somente na população acima de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

As campanhas de vacinação contra gripe e sarampo tiveram início em 4 de abril. Quem quiser levar as crianças para serem vacinadas durante a semana, os imunizantes estão disponíveis em nas salas de vacinação do município que podem ser conferidas (AQUI).

Locais de vacinação no sábado

A ação é uma oportunidade para que todas as pessoas que ainda não receberam a dose da vacina se imunizem contra a Influenza e Sarampo.

Exclusivos para crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias (com ou sem comorbidades) para Influenza e Sarampo:

Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais–CRIE

Cidade da Criança

Centro Saúde Guarus

Postos para todos os grupos de risco, incluindo crianças a partir de 5 anos com comorbidades e deficiências, para Influenza + profissionais da saúde Influenza e Sarampo:

Secretaria Municipal de Saúde

Vila Olímpica Jardim Carioca

Todos os grupos de risco para Influenza e para Sarampo:

UBSF Morro do Coco

UBSF Dores de Macabu

UBSF Lagamar/Farol de São Tomé

UBS Poço Gordo

UBS Tocos

UBSF Santos Dumont

UBSF Custodópolis

UPH Ururaí

UPH Travessão
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp