A Policlínica da Terceira Idade, que funciona no Clube da Terceira Idade do Parque Tamandaré, oferece exames que ajudam a diagnosticar doenças oculares como o glaucoma e a catarata. No local, cerca de 40% dos idosos atendidos pelos oftalmologistas são diagnosticados com o glaucoma, doença que surge em consequência do aumento da pressão intraocular. O 26 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao glaucoma e, nesta semana, novos exames foram realizados.
- É uma patologia perigosa, porque é silenciosa. Não apresenta sintomas e o pior de tudo é que ela não te dá baixa de visão para que você procure um profissional mais rápido e, infelizmente, às vezes, ele já está com danos irreversíveis - afirma a médica oftalmologista, Helen do Espírito Santo.
A médica explica que, uma vez detectado o glaucoma, o paciente também pode fazer o tratamento na policlínica. “O paciente acompanha essa progressão, tenta bloquear com o remédio e, se for o caso, já sai daqui com indicação de cirurgia”, disse a médica, ao explicar os procedimentos para o tratamento da doença.
Aos 86 anos, o aposentado Juarez Carolino fez o exame de vista pela primeira vez. “Um ano atrás a vista começou a embaçar e estava me prejudicando até para andar. Eu nunca tinha feito um exame de vista na vida. Aí, uma conhecida falou para eu vir aqui na policlínica. Eu marquei a consulta e vim hoje. A doutora fez o exame e disse que tenho Glaucoma. Vou fazer o tratamento direitinho. Eu estou muito feliz, aqui a gente é muito bem atendido. Eu consultei e ainda saí com o remédio”.