27/05/2022 às 11h10min - Atualizada em 28/05/2022 às 00h00min
Programas de Fidelidade: como estratégias de retenção de clientes tem mudado a relação do consumidor com a marca
De acordo com a Tenerity, especialista em fidelidade lucrativa, empresas notam uma maior taxa de sucesso graças às ações de engajamento com os clientes
No mundo com alta demanda e grande concorrência, é unânime para as empresas que, mais do que atrair novos clientes, manter os antigos é a principal fonte do sucesso, algo que se acentuou após dois anos de incertezas marcadas pela pandemia do coronavírus, em que o contato próximo com sua marca preferida ficou ainda mais importante para o consumidor que não podia sair de casa.
Para a especialista em fidelidade lucrativa, o sucesso de uma empresa é proporcional às ações de engajamento com seus clientes. "A retenção de clientes está intimamente ligada ao seu grau de satisfação. Uma das opções para as empresas é contar com plataformas tecnológicas que desenvolvam soluções de fidelização e engajamento do cliente por meio de recompensas, ofertas e conteúdo exclusivo adaptados em base ao perfil do consumidor”, explica Eduardo Esparza, vice-presidente geral da Tenerity na Espanha e Brasil.
As previsões da líder mundial em soluções de fidelidade vão ao encontro de um estudo realizado recentemente no Brasil. De acordo com a ABEMF, Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, 65% dos consumidores brasileiros preferem realizar compras com marcas que oferecem benefícios em programas de fidelidade. Além disso, 72% indicam para amigos e parentes as marcas e empresas que têm este tipo de vantagem. Entre os múltiplos benefícios das estratégias de fidelização, a Tenerity aponta como as três principais sendo: possibilidade de novas fontes de receitas, redução de custos- principalmente na busca de leads, funil de vendas e marketing- e aumento da visibilidade da marca.
“Programas de fidelidade são fundamentais, especialmente no ambiente online. Além da boa experiência e navegabilidade do usuário, iniciativas como cashback oferecem aos usuários uma série de vantagens para economizar em suas compras online diárias, o que incentiva consideravelmente o consumo e permite aumentar o ticket médio das vendas", completa Eduardo.
Sobre Tenerity A Tenerity é líder mundial na criação e gerenciamento de soluções de fidelidade econômicas por meio de tecnologia proprietária, conteúdo inteligente e plataformas modulares. Desenvolve soluções de fidelidade para marcas em todo o mundo que se conectam com os usuários e ajudam a aumentar o tempo de vida de seus consumidores. Com sede em Stamford, Connecticut, EUA, a Tenerity oferece seus serviços a milhões de consumidores, por meio de mais de 2.000 clientes e 1.300 funcionários, em 18 países.